Neste domingo (28), a Igreja Católica celebra com alegria a Solenidade de Pentecostes, o dia em que o Espírito Santo desceu sobre Maria, os apóstolos e os seguidores de Cristo, cumprindo a promessa do Deus.
Com o Santuário Nacional cheio de fiéis, a celebração das 8h no Altar Central foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, animada pelo Missionário Redentorista Ir. Alan Zuccherato, concelebrada por Dom Bertilo Morsch, bispo auxiliar de Porto Alegre e os demais sacerdotes presentes.
“Santuário hoje é um cenáculo com Nossa Senhora e todos nós. Venha Espírito Santo” Dom Orlando
Dom Orlando iniciou sua reflexão falando sobre quem se fecha para o Espírito Santo e não o recebe. Em seguida, falou também sobre os dons que Ele nos dá e como devemos agir diante desses dons.
“Ouvimos que o Espírito Santo dá dons diferentes. Mas para que dá dom? Pra gente fazer o bem para o irmão. Todo dom que temos não é para se exibir, todo o dom que temos é para servir. Então, vamos colocar em prática os dons do Espírito Santo”. Leia MaisEntenda o poder do Espírito Santo em versículosTenho permitido que o Espírito Santo frutifique em mim?
Muitas pessoas ignoram seus dons, negam a oportunidade de ajudar o irmão, negam as chances de servir.
“Quantos homens na Igreja tem o dom de dar catequese e dizem não. Quantos na nossa Paróquia e Diocese têm o dom de assumir um trabalho pastoral e não aceitam, se omitem”.
O arcebispo continuou sua reflexão falando sobre o pecado que cometemos quando criticamos o dom do outro.
“Nós somos tão fracos, irmãos e irmãs, tão pecadores, que a gente tem ciúmes do dom do outro, crítica o dom do outro. Vamos parar com esses pecados contra o Espírito Santo, vamos nos alegrar, aplaudir e louvar a Deus pelo dom dos outros, porque é um dom para todos”.
Dom Orlando lembrou os fiéis presentes de como foi o momento em que o Espírito desce sobre Maria e os Apóstolos.
“De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava” At 2, 2-4
E enfatizou:
“Espírito Santo é força, por isso barulho, fogo e ventania. Espírito Santo é dinamismo, é energia, é o impulso. E nós somos tão apáticos, tão anestesiados, tão parados sempre na mesmice e quando o Espírito Santo traz coisas novas, nós dizemos: Não, eu vou viver o antigo.
Que pecado grande é esse do tradicionalismo? Espírito Santo nos impulsa ao novo foi ele que escreveu as escrituras, foi ele que iluminou o Concílio Vaticano II. Espírito Santo Tirai-nos da nossa acomodação”
O arcebispo ainda refletiu sobre como o Espírito Santo nos consola e nos acalma, nos convidando a sermos como Ele.
“Espírito Santo é chamado de paráclito, isso quer dizer que é consolador. Você e eu devemos ser paráclitos, consoladores, vamos nos consolar. Precisamos de consolação, vamos nós ser o paráclito, ser a boca e a voz do Espírito Santo consolando e confortando. E quando as pessoas precisam de nós, seremos instrumentos do Espírito Santo, paráclitos consoladores. Espírito Santo, paráclito e advogado, vamos nós ser advogados do bem, da verdade e da justiça”.
Saiba como funciona o Gesto Concreto da Novena da Padroeira
Você devoto da Mãe Aparecida é motivado a, além de se unir em oração ao Santuário Nacional, realizar o Gesto Concreto. Saiba mais!
Dia Oracional Mariano celebra um mês para a Festa da Padroeira
Nesta quinta-feira (12) foi celebrado o Dia Oracional Mariano em preparação para a Novena e Festa da Padroeira. Confira!
Credenciamento de imprensa para Novena e Festa da Padroeira 2024
O processo de credenciamento para profissionais de imprensa interessados na cobertura da Novena e Festa da Padroeira do Brasil está disponível a partir desta quinta-feira (12)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.