Notícias

O Sermão das 7 Palavras de Jesus na Cruz

Escrito por Redação A12

03 ABR 2020 - 07H00 (Atualizada em 27 MAR 2024 - 16H33)

Thiago Leon

Jesus na Cruz nos deixou palavras de profundo significado. O missionário redentorista Padre Domingos Sávio nos ajuda a refletir sobre as últimas palavras de Jesus, ditas na Cruz, antes da Sua morte.

O Sermão das Sete Palavras é uma tradição na vida da Igreja na Sexta-feira Santa“Toda Palavra de Jesus tem um sentido muito profundo para nós, mas, em especial as suas Palavras na Cruz, nos deixam um verdadeiro testamento. Também as suas últimas palavras são o que Ele quer deixar gravado em nossos corações, explicou o sacerdote.

“Jesus nos salvou durante toda a vida, desde que Ele aceitou o projeto do Pai. A partir da encarnação no ventre de Nossa Senhora, Jesus já estava nos salvando”, pontuou padre Domingos.

Ouça na íntegra 

Conheça as frases refletidas na celebração do Sermão das 7 Palavras:

1. “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23, 34a)
Jesus sempre pregou o perdão e mostrou o Seu coração misericordioso para com todos os que Dele se aproximavam. Diante daqueles que o mataram não foi diferente. Nesse sentido, deixou-nos o exemplo para seguirmos os Seus passos e termos um coração semelhante ao Dele.

2. “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43)
Haviam dois ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus, o 'bom ladrão', conhecido como São Dimas, reconhece Jesus como o Messias e Salvador; por isso, recebe na cruz o perdão de Nosso Senhor. O paraíso prometido por Nosso Senhor é “um lugar” de plena paz e justiça. 

3. “Mulher, eis aí o teu filho. Filho eis aí a tua Mãe!” (Jo 19, 26-27)
Jesus entrega Sua Mãe aos cuidados do discípulo e vice-versa. Esse gesto representa todos nós, por isso chamamos Maria de Mãe da Igreja e da humanidade. Nesse momento, João se encontra em pé diante da cruz, essa atitude representa todo seguidor fiel. 

4. “Tenho Sede!” (Jo 19, 28b)
Jesus tem sede e recebe dos soldados vinagre embebedado em uma esponja. Esse momento antecede a consumação e a entrega do Seu Espírito e Seu último suspiro. 

5. “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?” (Mc 15, 34)
Jesus sente em sua carne o abandono, do mesmo modo toma a decisão de viver o amor obediente ao Pai. Foi por amor a nós e ao Pai que Ele se rendeu a morte de cruz, carregando sobre si as dores do mundo e os nossos pecados.

6. “Tudo está consumado!” (Jo 19, 30a)
Nosso Senhor quer dizer com essa exclamação que a missão para a qual foi enviado aqui na terra chega ao fim. Com sua morte de cruz resgata toda a humanidade e reabre as portas para a nossa Salvação.

7. “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!” (Lc 23, 46b)
Pregado na cruz, tendo suportado tanta dor, Jesus esgota todas as Suas forças e dessa forma se entrega ao Pai que é capaz de aliviar todos os sofrimentos, de modo particular na eternidade onde não há o mal, nem dores.

arrow_forward Acompanhe as celebrações da Semana Santa do Santuário Nacional na Rede Aparecida de Comunicação. Clique aqui para conferir os horários e os canais de transmissão.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...