Por Devotos Mirins Em Canal da Turma Atualizada em 28 FEV 2020 - 08H21

31 de dezembro: Dia de São Silvestre

 Olá amiguinhos!

Celebramos hoje, dia 30 de dezembro, o Dia de São Silvestre. Ele foi eleito Papa em 314 – um ano depois em que Constantino - Imperador Romano, concedeu liberdade de culto aos cristãos.

Durante seu pontificado, ele foi exposto a diversas correntes doutrinárias que negavam a divindade de Cristo, e consequentemente, a existência da Santíssima Trindade.

 

Para trazer uma resposta a essa situação, foi convocado o primeiro Concílio Ecumênico (universal) – que aconteceu em Nicéia, em 325. Esse encontro reuniu mais de 300 bispos, e foi concluído com a confirmação desse dogma.

A heresia – disseminada por Ario (sacerdote alexandrino), foi condenada e abriu espaço para a criação do Símbolo Niceno – Constantinopolitano, ratificado por São Silvestre. Essa profissão de fé é aquela que entoamos em missas solenes.

 

Foi também durante o pontificado de Silvestre, que foram erguidas a Basílica de São Pedro – em Roma e a do Santo Sepulcro – em Jerusalém.

São Silvestre morreu em 31 de dezembro de 335, com 50 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério de Priscila, e seus restos mortais foram enviados para uma Igreja, erguida em sua memória.

 

Corrida de São Silvestre

No último dia do ano acontece também a tradicional Corrida de São Silvestre – em São Paulo (na avenida Paulista). O evento foi fundado pelo jornalista Casper Líbero, que deu esse nome a corrida, devido a data festiva. Esse ano a competição está na 95ª edição.

 

São Silvestre, rogai por nós!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Devotos Mirins, em Canal da Turma

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.