Por Devotos Mirins Em Canal da Turma

Vocês sabem qual é uma das maiores florestas do mundo?


Olá, amiguinhos!

Dia 5 de setembro celebramos o dia da Amazônia.

A Amazônia é uma das maiores florestas do mundo, pertence ao território brasileiro e abrange vários estados como: Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão e, também, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Peru e Equador.


Com 7 milhões quilômetros de extensão,  é considerada a maior reserva natural por isso mantêm o equilíbrio ambiental do mundo.

A Amazônia é muito rica em espécies animais, vegetais e minerais. Também possui um quinto das águas doces do mundo, uma região de grande biodiversidade e de ecossistema autosustentável.

Com tantas maravilhas a Amazônia é cobiçada por outros países poderosos, potências mundiais. Também é alvo de exploração com desmatamento desenfreado, contrabando de animais e outras irregularidades que prejudicam a vida natural da floresta.

Deus nos deixou este presente tão rico e bonito para nossa sobrevivência, temos que defender este rico patrimônio, pois cuidar da natureza é a nossa missão e responsabilidade como cristãos e cidadãos.

Vamos conferir 5 curiosidades sobre a Amazônia?

Vinte por cento de toda a água que deságua nos oceanos do mundo inteiro vem de um só rio: o rio Amazonas, que é o segundo rio mais longo do mundo (o primeiro é o rio Nilo).

Existem 2,5 milhões de tipos de insetos na floresta Amazônica.

Cerca de 3.000 tipos de peixes moram na Amazônia, entre eles o pirarucu. O pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo. Ele mais de 2 metros de comprimento e chega a pesar 250 quilos!

A Amazônia é lar de animais perigosos como a anaconda, maior cobra do mundo. Mas também podemos encontrar animais fofos como o bicho-preguiça e o boto cor-de-rosa.

Um quinto das espécies de pássaro do mundo vivem na Amazônia.

Entenderam a importância desse bioma brasileiro? Quais curiosidades você achou mais interessante?

Conta aqui nos comentários.

Abraço da Turminha!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Devotos Mirins, em Canal da Turma

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.