Raquel de Godoy Retz Pompeo
As crianças podem ajudar nos serviços de casa? Quando passar tarefas de casa para os filhos? Quais as tarefas de casa que meu filho deve fazer?
Muitas perguntas desse tipo são feitas pelos pais sempre na tentativa de acertar na educação das crianças.
Sem dúvida, estas pequenas tarefas fazem parte da educação de um futuro adulto que saiba partilhar as tarefas cotidianas de uma família, como ser responsável pelo cuidado de suas coisas e das coisas alheias.
A responsabilidade, o cuidado, a ajuda são valores aprendidos ao longo da história de cada pessoa, e adquiri-los começa desde bem pequeno.
Todas as crianças precisam desenvolvê-los em suas rotinas, mas garantindo o tempo para brincar. Isso é específico da infância e muito importante para um desenvolvimento saudável. Porém, cabem com tranquilidade, na rotina de uma criança, pequenas atividades e tarefas do cuidado com a casa.
Essas tarefas começam com a criança ajudando a organizar os brinquedos nos lugares, e gradativamente podem assumir outras, como ajudar a arrumar o quarto, cuidar de um animalzinho que se tenha em casa, recolher talheres ou outros objetos da mesa. Sendo já adolescente, pode ser responsável por tarefas mais complexas, como cuidar de irmãos menores por determinado tempo, e até ajudar a lavar roupas ou pendurá-las.
A família deve acompanhar as tarefas e sempre ensinar a fazê-las antes de cobrar os resultados. Não se deve dar uma tarefa e depois fazer pela criança ou ocupá-la com outra atividade no mesmo horário que foi combinado para a tarefa. A organização da rotina pode ajudar na aprendizagem desses valores, sobretudo da importância de cuidar das próprias coisas e das coisas usadas por todos em uma casa. É pelo diálogo que os pais mostram ao filho que ele deve fazer o que foi estabelecido entre eles, o que foi combinado.
Os adultos que desejamos no futuro precisamos educar desde pequenos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login