Como divertir as crianças no carnaval?

Raquel de Godoy Retz Pompeo
Chegou o carnaval e para alguns pais é um bom feriado para descansar e colocar as pendências de casa em dia. Para outros pais, participar da festa popular é um momento de alegria que não se pode deixar passar.
Mas sendo descanso ou baile de carnaval, valem algumas dicas para as famílias com crianças.
Tirar um tempo para os filhos é muito importante. Criar uma rotina diferente é uma oportunidade de aproximação entre pais e filhos. Algumas atividades típicas da rotina podem se tornar momentos divertidos, como a hora do master chef mirim, você prepara o almoço e conta com suas crianças para ajudá-lo.
Reservar um horário definido para a atividade coletiva da família é uma estratégia para que você garanta um tempo, a fim de organizar a vida e não correr o risco de não aproveitar o feriado para partilhas de vida com os pequenos. Exemplos são: a hora pré-definida para o cinema em casa ou a hora do brincar ou da leitura.
Lembre-se de que as crianças precisam também de exercícios físicos, e ficar em casa, sem muito espaço o feriado todo, poderá deixá-las irritadas. Que tal uma caminhada pelo parque ou pela praça de sua cidade?
Para quem vai a blocos ou matinês de carnaval, as fantasias fazem parte do imaginário das crianças. A fantasia vira uma brincadeira, quando a criança sente-se a própria personagem que está representando. As fantasias confortáveis são as mais indicadas; afinal estamos em um período de calor.
O som alto típico destes eventos pode ser exagerado para as crianças e deixá-las irritadas e com medo. Claro que todos já viram crianças até dormindo com bandas por perto, mas cada criança reage de um modo e respeitá-las é fundamental.
Aproveitar o feriado, para quem tem esta oportunidade é muito bom, mas ter um tempo de qualidade com as crianças possibilita que elas cresçam emocionalmente mais saudáveis. Não percam esta chance!
O Carnaval não tem só aspectos negativos. É possível aproveitá-lo para desenvolver nossa imaginação, aprender com os sambas-enredo das Escolas muitas coisas interessantes sobre aspectos culturais e informações a respeito de personalidades e regiões do Brasil e do mundo.
Além disso, os desfiles nos advertem sobre a necessidade de respeitar os limites do tempo e a disciplina dos horários e das apresentações. Cenários, coreografias, carros alegóricos e fantasias, além de alegrar os olhos, muito contribuem para desenvolver nosso senso estético e a educação para a gratuidade. Enfim, tudo tem seus aspectos negativos e positivos. Desenvolvendo o senso crítico, saberemos evitar uns e aproveitar os outros.
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login