Código Personalizado
x
Jogo Tijolinho Code
Grátis no Google Play
jogar
Código Personalizado
Por Devotos Mirins Em Dica aos pais Atualizada em 12 FEV 2020 - 16H14

Dicas do Papa Francisco para ser um bom pai

devotos mirins
devotos mirins

Raquel de Godoy Retz Pompeo

 

Sabemos da importância de toda família, os pais sobremaneira são como o coração que pulsa sangue para todo o corpo e assim mantem a vida.

Papa Francisco sempre nos fala do valor dos pais para que a família crie um ambiente saudável para educar seus filhos.

 

Sobre o sucesso da educação e da família, o Papa diz: “A primeira necessidade é precisamente esta: que o pai esteja presente na família. Que se encontre próximo da esposa, para compartilhar tudo, alegrias e dores, dificuldades e esperanças. E que esteja perto dos filhos no seu crescimento: quando brincam e quando se aplicam, quando estão descontraídos e quando se sentem angustiados, quando se exprimem e quando permanecem calados, quando ousam e quando têm medo, quando dão um passo errado e quando voltam a encontrar o caminho; pai presente, sempre.”

 

Papa Francisco, dando continuidade neste tema, em uma audiência geral, em Roma, ressaltou outros fatores como:

 

1º. A importância do pai alegrar-se com os acertos e vitórias de seus filhos. Não só alegrar-se, mas expressar ao filho o quanto o deixa feliz quando ele segue no caminho reto indicado pelo Senhor. Elogiar os acertos estimula que o filho siga em frente buscando novamente acertos.

2º. A “proximidade” e a “meiguice’ são como heranças valiosas que devem ser transmitidas aos filhos. Os filhos erram e muitas vezes precisam de tempo para aprender e retornar no caminho que os pais antes indicaram como o melhor. Mas um pai deve pacientemente e com esperança, generosidade, doçura e misericórdia espera que o filho cresça e perceba. Sim, o papa Francisco fala que os pais precisam corrigir seus filhos quando erram e orientar o caminho da fé. Mas sem perder a paciência e sempre respeitando a dignidade do sua filho.

 

Assim, podemos resumir que a firmeza, o testemunho de fé e a misericórdia são 3 ingredientes que compõem as orientações do Papa Francisco para as famílias educarem seus filhos.

Ainda o Papa afirma que: “um pai bom sabe esperar e perdoar, do profundo do coração. Sem dúvida, também sabe corrigir com firmeza: não se trata de um pai fraco, complacente, sentimental.”

 

Por fim, a Sagrada Família de Nazaré é sempre a inspiração de todos os cristãos na educação dos filhos e na formação da família. Podemos aprender que a presença de Maria e José na vida de Jesus, sempre com amor e firmeza, dosados de forma correta são requisitos fundamentais para que de fato a família seja lar de felicidade e espaço de formação da fé cristã.

 

 

Qual assunto você gostaria de esclarecer a respeito da educação de seus filhos? Escreva para nós devotosmirins@santuarionacional.com ou deixe seu comentário aqui em baixo

1 Comentário

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Devotos Mirins, em Dica aos pais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Olá, tudo bem?

Já conhece
nossa turminha?

Quero conhecer