Raquel de Godoy Retz Pompeo
Ser adulto é preocupar-se demasiado com o melhor a fazer, levando em consideração todas as coisas ao redor. Crescer é desenvolver-se, aprender mais coisas, regras de convívio social, adotar novos comportamentos. Ora, se uma criança se comporta como adulto, tem perdida a infância.
O tempo da infância é importante espaço para desenvolver a criatividade, a imaginação, a alegria.
Alguns fatores podem superestimular o amadurecimento precoce. Um exemplo são famílias só com adultos, assim, há uma situação que é como forçar a criança a conviver entre diferentes dela. Desta forma, tira-lhe sua interação com outras crianças e a possibilidade de brincar, que é, sem dúvida, a alma da infância.
Outro fator é quando os pais corrigem demais a criança, não a deixam errar, só gostam de conversar com adultos e nunca conversam com ela, naturalmente nasce na criança o desejo de ser adulto. E se agir como adulto merece o elogio dos pais, é claro que ela tenderá a assim se comportar.
O conceito de vida adulta imposto pela sociedade implica mesmo em matar o lado infantil de cada um, cada vez menos usamos a fantasia e nos divertimos com tanta liberdade como ocorre com crianças no pico de sua vida infantil.
Mas por outro lado ter uma criança muito “educada”, e que entre adultos não dá trabalho e se comporta como eles pode ser bom para pais ocupados. Isto não cria antes um adulto chato, depressivo, medroso, tímido?
Cuidado. O tempo da infância é importante para o equilíbrio na vida adulta, além disso, os pequenos serão mais felizes se desenvolverem a criatividade e a alegria gratuita.
Talvez devêssemos mudar aquele título para: cultivo a criança que não matei em mim? Aprisionei-a, tornei-me uma árvore sem raiz e sem tronco. Não devo ressuscitá-la para sorrir novamente para a vida e ser um adulto feliz com quem é maravilhoso conviver.
Qual assunto você gostaria de esclarecer a respeito da educação de seus filhos? Escreva para nós devotosmirins@santuarionacional.com ou deixe seu comentário aqui em baixo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login