Por Tijolinho Em Catequese

10 de agosto: Dia de São Lourenço




Olá amiguinhos!

A Igreja celebra no dia 10 de agosto, São Lourenço, padroeiro dos diáconos. Ele está entre os primeiros diáconos da história da Igreja, e o seu nome significa coroa feita de louros, como aquelas que os vencedores recebiam após as vitórias.

A necessidade de ter diáconos no serviço aos pobres é algo que percebemos desde os tempos antigos. No Livro dos Atos dos Apóstolos, a comunidade percebia a necessidade de mais discípulos a serviço da Igreja.

Então, foram escolhidos homens cheios do Espírito Santo e de sabedoria para administrar o tesouro precioso deixado por Deus. Surgia então, os diáconos.

Em 257, houve uma intensa perseguição dos cristãos, e no ano seguinte, o Papa da época, Sisto II foi morto. No caminho, São Lourenço não abandonou seu posto de ajuda ao sacerdote, e se manteve presente, até a morte dele.

Dentro de três dias, após a morte do Papa, o Imperador exigiu todos os bens da Igreja e Lourenço trouxe todos os pobres que cuidavam. Com raiva, o Imperador o levou ao martírio.

O martírio de São Lourenço foi exemplo de conversão para vários romanos. Ele foi sepultado em Roma, no cemitério de Siriaca. Tempos depois, uma basílica em seu nome foi erguida neste local.

São Lourenço, rogai por nós!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tijolinho, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.