Assim como o mundo é dividido em países, os países em estados, os estados em cidades e bairros, existe também uma separação territorial que reparte as responsabilidades da Igreja Católica. Descubra como são divididas as regiões na nossa Igreja e entenda o significado de alguns nomes que, com certeza, você já ouviu falar.
Vamos entender como é?
Diocese
Diocese é uma cidade ou um conjunto de cidades que tem como dirigente um bispo. Ele tem autoridade sobre as paróquias, igrejas espalhadas pela região. Normalmente as Dioceses recebem nomes de cidades.
Arquidiocese
Quando uma diocese é muito importante por causa da sua dimensão ou importância histórica, ela passa a ser chamada de Arquidiocese e é governada por um Arcebispo, que pode ter autoridade sobre outras dioceses. Um exemplo é a Arquidiocese de Aparecida.
Paróquia
Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis cuidada por um Padre. O Padre responsável por administrar aquela região, e também a igreja, é chamado pároco. Ele responde ao bispo ou arcebispo da região onde sua paróquia fica.
Qual o nome da Igreja que você frequenta?
Conta aqui nos comentários,
Abraços do Pe. Bento
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login