Dia 30 de setembro celebramos São Jerônimo.
São Jerônimo ou São Jerônimo de Estridão, foi um padre muito estudioso da teologia e nomeado Doutor da Igreja.
É muito conhecido por sua tradução da Bíblia do hebraico para o latim (conhecida como Vulgata) e por seus comentários sobre o Evangelho dos Hebreus, mas sua lista de obras é bem grande.
São Jerônimo nasceu na cidade de Estridão, (antiga província romana localizada na região da Dalmácia) por volta do ano de 347. Estudou em Roma. Lá aprendeu sobre filosofia, além de latim e grego. Morou e estudou na Gália (atualmente onde é a Alemanha) onde fez amigos cristãos.
Em Antioquia morou por mais tempo. Durante o inverno de 373 ou 374, Jerônimo adoeceu e teve uma visão que levou- o a dedicar-se completamente a Deus, sobretudo para estudar a Bíblia. Por um tempo resolveu viver radicalmente como um eremita nos deserto de Cálsis. Neste tempo aprendeu melhor o hebraico e teve tempo para aprofundar-se em diversos textos bíblicos.
Voltou a Roma, perto do ano 382, por convite do papa Dâmaso I. Recebeu e cumpriu várias tarefas de estudos e traduções de textos da Bíblia. Anos depois, peregrinou por toda a Terra Santa aprofundando-se na vida de Cristo. Isso o ajudou a continuar seus estudos e serviços relacionados com os textos Sagrados.
No final do verão de 388, voltou para a Terra Santa e passou o resto de sua vida numa cela eremítica perto de Belém rodeado por uns poucos amigos. Dedicava-se a sempre a rezar, a ler e a estudos bíblicos. Jerônimo morreu perto de Belém em 420. É reconhecido como padroeiro dos tradutores, bibliotecários e enciclopedistas. A Igreja fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de sua morte.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login