4 curiosidades sobre a Independência do Brasil

“Independência ou morte!”. Esse grito, feito por Dom Pedro I marcou oficialmente a independência do Brasil. Ele foi feito às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.
Apesar de ser iniciado neste ano, o processo de independência foi oficialmente concretizado no ano de 1825. Separamos uma lista com quatro curiosidades sobre esse momento histórico:
1º - O decreto foi assinado por Maria Leopoldina:
A primeira esposa de Dom Pedro I, Maria Leopoldina de Áustria foi quem assinou o decreto de independência. Ele estava em uma viagem a São Paulo e Maria Leopoldina representava o governo na ocasião.
2º - Problemas intestinais de D. Pedro I:
Existem relatos discretos que membros da Comitiva de D. Pedro I contam que no Dia da Independência, Pedro passava por alguns desconfortos intestinais. Isso atrasou sua chegada ao Rio de Janeiro, pois precisava parar em alguns momentos.
3º - D. Pedro I só foi reconhecido como Imperador em 12 de outubro de 1822:
Mesmo tendo proclamado a Independência em 7 de setembro 1822, o imperador só foi reconhecido no dia 12 de outubro, após uma grandiosa festa feita pelo povo. Esse tipo de evento era necessário para reconhecer a separação entre Portugal e Brasil.
4º - Independência foi reconhecida em 1825:
Portugal demorou para aceitar o processo de independência. Depois de muita mediação por parte da Inglaterra e a cobrança de indenizações, tanto para o estado português, como para particulares, a conta foi paga e o Brasil teve sua independência reconhecida por Portugal.
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login