Por André Somensari Em Notícias

Bispado brasileiro debate Iniciação Cristã na Igreja

Sessão de abertura da 55ª Assembleia Geral da CNBB - foto: Thiago Leon

Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, anualmente, a Assembleia Geral dos Bispos (AG), maior encontro do bispado brasileiro, que, em 2017, em sua 55ª edição, conta com mais de 400 bispos de todas as regiões do país. Em todos os anos, é escolhido um tema central, que norteia as discussões do episcopado presente. E, para a edição deste ano da AG, o tema é Iniciação Cristã.

O tema em questão é uma das cinco prioridades das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja, que são orientações pastorais para o quadriênio 2015 a 2019, atualizadas a partir do magistério do Papa Francisco, especificamente da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do seu pronunciamento aos bispos em julho de 2013, no Rio de Janeiro (RJ), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). São indicações das direções a serem tomadas, dos grandes objetivos a serem perseguidos, dos impulsos pastorais a serem animados e cultivados.

“Entende-se como iniciação à vida cristã o processo pelo qual uma pessoa é introduzida no mistério de Jesus Cristo e na vida da Igreja, por meio da Palavra de Deus e da mediação sacramental e litúrgica, que acompanhe as mudanças de atitudes fundamentais de ser e existir com os outros e com o mundo, em uma nova identidade como pessoa cristã, que testemunha o evangelho inserido em uma comunidade eclesial viva e testemunhal” (A alegria de iniciar discípulos missionários na mudança de época, CELAM, n. 43 – Edições CNBB), disse padre Antonio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

A escolha da Iniciação à Vida Cristã como tema da 55ª Assembleia Geral dos Bispos, expressa a comunhão da Igreja na ação evangelizadora: “Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes pastorais por parte dos bispos, presbíteros, pessoas consagradas e agentes de pastoral” (DAp, n. 291).

:: Receba o Jornal Santuário em casa

:: CNBB realiza 55ª Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida

“A Assembleia, refletindo Iniciação à Vida Cristã, dará ampla visibilidade ao assunto e sustento na continuidade da assimilação desse jeito de ser Igreja, a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo. Nela podemos afirmar que estamos vivendo um momento muito importante. A Igreja no Brasil, de forma sinodal e colegiada, assume o desafio de responder ao apelo de Aparecida: Nenhuma comunidade deve isentar-se de entrar decididamente, com todas as forças, nos processos constantes de renovação missionária e de abandonar as ultrapassadas estruturas que não favoreçam a transmissão da fé” (DAp, n. 365), afirma padre Antônio.

A 55ª AG acontece de 26 de abril a 5 de maio no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...