Por Allan Ribeiro Em Notícias

Missas conduzem jovens à reflexão na Casa da Mãe Aparecida

Missa da Juventude Santuário Nacional Allan Ribeiro

Em outubro, o Santuário Nacional deu início a um projeto pastoral para integrar ainda mais a juventude às atividades do Santuário, aproximando os jovens da espiritualidade mariana. Agora, todo quarto sábado do mês, às 20h, o público juvenil tem um encontro marcado no altar central, para celebrar a Missa da Juventude. Ao lado do sacerdote, os próprios participantes preparam a liturgia e fazem com que ela aconteça. A ideia é trazer a linguagem e o espírito juvenil, conduzindo os jovens para um caminho de missão e anúncio de Cristo.

O intuito é envolver os jovens das cidades vizinhas, assim como aqueles que passam pela Casa da Mãe Aparecida, apenas como romeiros. As primeiras experiências já somam frutos. Só no primeiro encontro, cerca de 300 pessoas participaram da missa.

Responsável pelo trabalho com a juventude no Santuário, padre Marcelo Magalhães, C.Ss.R., explica que, antes, o jovem vinha a Aparecida, mas não havia uma programação fixa, dedicada a ele, assim como não havia uma referência para participar de atividades na Basílica para aqueles que eram das proximidades. “Os primeiros contatos que tivemos foi um pouco tímido, mas foi uma surpresa. Percebemos a grande necessidade de fazer esse projeto acontecer e de, também, buscar novas coisas. O aspecto positivo é que tem gente [jovem], e precisamos nos organizar para acolhê-los e nos comunicar com eles”, exprime padre Marcelo.

:: Receba o Jornal Santuário em casa

:: Jovens anunciam a Cristo por meio da música

A cada mês, uma temática é trabalhada. Próximo aos exames de fim de ano e de vestibulares, por exemplo, a missa foi dedicada aos estudantes. Para janeiro, a celebração deve refletir, possivelmente, sobre a oração como caminho para a juventude, ou outro tema, ainda a ser definido.

Padre Magalhães coloca que o Santuário, assim como toda a Igreja no Brasil e no mundo, tem se atentado ao pastoreio de Francisco, que faz um apelo muito grande em relação aos jovens. A forma como o Santo Papa se dirige à juventude mostra uma linguagem simplificada que, ao mesmo tempo, mantém a essência cristã. “Acredito que toda essa experiência de Igreja tem feito também com que o Santuário se mobilize e vá buscar isso. Sempre existiram [atividades para a juventude] no Santuário, mas não eram muito expostas, pensadas. Estamos tentando organizar as ideias sobre isso”, complementa.

Além das celebrações eucarísticas, o padre adianta que diversas atividades estão sendo preparadas, como retiros e encontros. Para animar a juventude local, o Santuário também tem visitado as paróquias e convidado os jovens a terem essa experiência na Casa da Mãe Aparecida.

Outras informações sobre as atividades direcionadas à juventude podem ser acessadas no Portal A12.com.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...