Por Mariana Bastos Em Jornal Santuário Atualizada em 28 AGO 2017 - 16H46

São José e sua missão na Sagrada Família

 

Novena Sao Jose

A novena de São José pode ser encontrada
No site editorasantuario.com.br ou através
do telefone 0800 16 00 04

A história de São José está ligada à vida de Jesus e Maria. Sua missão específica na família de Nazaré está relacionada com toda a Igreja.

O nome José em hebraico significa “Deus acrescenta”. As rápidas referências do Evangelho apresentam traços da vida de José: Sua vocação, missão ao lado de Jesus e Maria, sua importância na história da salvação. No Evangelho, Maria é chamada de noiva de José, descendente do Rei Davi. Ao narrar a maternidade divina de Maria, o evangelho descreve o desconhecimento, o sofrimento interior e as incertezas pelas quais passou. O esclarecimento do Anjo do Senhor revela a José sua missão junto a Jesus e Maria. É comovente imaginar José levando Maria a Belém, o nascimento de Jesus, José protegendo-o de Herodes que o quer matar; a fuga para o Egito; a apresentação no Templo. Várias vezes, o Evangelho usa expressões como: “seu pai e sua mãe”, “eu e seu pai” e “filho do carpinteiro”, referindo-se a José.

Nas pinturas e esculturas da arte sacra, São José é apresentado sempre exercendo sua missão junto de Jesus e de Maria, a partir de uma realidade bíblica. No Oriente, sua festa já era realizada desde o século V. A figura de São José ganhou destaque na Idade Média com São Bernardo, Santo Alberto e Santo Tomás de Aquino.

O Papa Pio IX, na celebração do Concílio Vaticano I, no ano de 1870, proclamou São José patrono da Igreja Católica em todo o Universo. O Papa Leão XIII, sucessor de Pio IX, destacou a vida de São José operário ao tratar do mundo do trabalho na encíclica Rerum Novarum, editada em 1891. No ano seguinte, em 1892, o papa estabeleceu a festa da Sagrada Família. Em 1955, Pio XII ordenou que, além da festa de 19 de março, também se celebrasse São José Operário, no dia 1º de maio.

(Retirado do livro Novena de São José, autoria do Padre Gervásio Fabri dos Anjos, C.Ss.R., publicado pela Editora Santuário)

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/editorasantuario

Twitter: @EditSantuario

Instagram: editsantuario

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mariana Bastos, em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...