Por Redação A12 Em Igreja

Rio debate uso equilibrado e sustentável do Rio Paraíba do Sul

A Arquidiocese do Rio de Janeiro e a PUC-Rio realizam na tarde desta quinta-feira (07) o seminário ‘O Rio Paraíba do Sul: Desafios e Perspectivas’, para discutir temas relacionados à Bacia do Rio Paraíba do Sul, suas características físicas, climáticas, socioambientais e institucionais. Segundo os organizadores, o evento pretende abordar temas relacionados ao uso equilibrado e sustentável da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Rio Paraíba do Sul  Zig Koch  Banco de Imagens ANA

De acordo com o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Regional Leste 1 da CNBB, Cardeal Orani João Tempesta, existem inúmeras inquietações e preocupações em torno do tema. "Preocupa-nos as condições deste rio", diz. "O seminário é uma excelente oportunidade de conhecermos as questões ligadas a essa bacia hidrográfica e suas implicações para as cidades e populações que fazem parte desta região". A realização do seminário surgiu após um pedido dos bispos do Regional Leste 1 da CNBB.

A crise hídrica em SP e o Rio Paraíba do Sul

O seminário acontece em meio à crise hídrica por que passa o Estado de São Paulo, com os baixos níveis das represas que compõem o Sistema Cantareira. Há alguns meses, o governo paulista anunciou um projeto de transposição das águas do Rio Paraíba do Sul para reforçar o Sistema Cantareira que atende atualmente cerca de 5 milhões de pessoas na Grande São Paulo. O projeto gerou discussões com o governo do Rio de Janeiro, que recebe água da Bacia para atender cerca de 10 milhões de pessoas. Estudos sobre os impactos ambientais com a transposição estão sendo realizados.

Programação

O programa do seminário conta com três palestras. O engenheiro Victor Coelho trata dos antecedentes e ciclos de atividades econômicas, características físicas, demográficas e socioeconômicas, utilização, gestão ambiental e aspectos estratégicos.

O professor Fernando Walcacer apresenta aspectos jurídicos e institucionais da gestão da bacia do Rio Paraíba do Sul.

A professora Marilene Ramos aborda as perspectivas e diretrizes prioritárias que constam no "Manifesto pela Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul: Programa de Recuperação Emergencial".

A abertura do debate será realizada por Dom Orani, Grão Chanceler da PUC-Rio, e pelo Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira. 

Serviço:

Seminário "O Rio Paraíba do Sul: Desafios e Perspectivas"

7 de agosto, de 13h30 às 17h30

Local: PUC-Rio. Auditório Padre Anchieta. Ed Cardeal Leme

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...