Testes Jovens de Maria

Namoro Santo: Como Viver??

Cinco trechos do texto do Pe. Rodrigo Costa para você ficar ligado.

- “Viver a santidade é viver a vida divina em nós, garantia de alcançarmos uma vida plena de sentido. [...} A santidade nos habilita para amar mais e melhor aqueles(as) que Deus colocou em nosso caminho.”

- “O namoro é um tempo necessário para aprofundar no conhecimento e aprendizado do amor, marcado por maior espontaneidade e criatividade nas palavras e gestos. Embora não implique um compromisso e uma organização tão decisiva como o matrimônio, namorar não é a mesma coisa que “ficar”, pois exige decisão, fidelidade e perseverança por parte dos parceiros.”

- “O significado do namoro santo ultrapassa a conotação sexual. Trata-se da busca conjunta dos namorados para crescerem na fé e no dom do amor, até seu desabrochar ao assumirem o compromisso matrimonial.”

- “Um amor que não acolhe a imperfeição e não ajuda a crescer de fato não é amor verdadeiro ainda, e não conseguirá sobreviver aos desafios de uma vida a dois.”

- “Não se isolar: é bastante comum notarmos que ao iniciar o namoro, algumas pessoas acabem se afastando de seus amigos e até da convivência familiar. Uma relação autêntica não deve se fechar, mas deve estar aberta ao outro e ao mundo. O cultivo de boas amizades ajuda no crescimento e amadurecimento da relação.”

Faça o teste e veja se você vai aprofundar-se no tema no próximo Ebook. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas questões abaixo:

(   ) “Pela sua encarnação, Ele, o Filho de Deus, uniu-se de certo modo a cada homem. Trabalhou com mãos humanas, pensou com uma inteligência humana, agiu com uma vontade humana, amou com um coração humano (GS 22). Isso remete a Jesus ter vivido também o aspecto afetivo sexual?

Confira as respostas:

• Se você acertou tudo: Parabéns. Aprofunde no mês que vem esses e outros conceitos sobre afetividade, sexualidade e vivência da fé cristã.

• Se você errou algumas: Precisa mais ainda se aprofundar. Esse tema é sério! Todo mês, juntos, vamos crescendo na humanização e na fé. Fique conosco nessa jornada.

(   ) O homem é mais forte, então tem prioridade. Assim está na Palavra de Deus.

(   ) Cada um é completo em si mesmo. O outro é mera circunstância. Os gêneros não são complementares.

(   ) Qualquer atitude que contribui para marginalizar qualquer pessoa é anticristã, porque está na contramão da atitude de Jesus, que veio para todos, especialmente aqueles que são excluídos de diversas formas.

(   ) Embora tenhamos nascido com um corpo masculino ou feminino precisamos trilhar um caminho de humanização e integração da nossa sexualidade.

(   ) “Castidade” é simplesmente a proibição ou negação das pulsões sexuais, sendo reservada apenas aos celibatários.

(   ) “Castidade” é a capacidade interior de assumir bem em qualquer estado de vida. Trata-se do esforço de organizar as pulsões sexuais e alcançar um equilíbrio na vivência da sexualidade em vista de maior liberdade e capacidade de relação. A castidade nos convida a não termos medo da renúncia, mas a assumi-la como parte do nosso processo de humanização.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Jovens de Maria

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.