Por Redação A12 Em Opinião

“Cento e vinte milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção!”

Saudações meus queridos irmãos e minhas queridas irmãs! 

Copa da PazEm clima de Copa do mundo era óbvio que não poderia deixar de mencionar um adágio da música popular brasileira que inspirou a famosa seleção canarinho na década de 70 ao tricampeonato mundial. 

Hoje temos novamente a oportunidade de viver a copa do mundo de futebol em nosso país! Mas será que realmente estamos prontos para ter uma copa do mundo?

Vocês podem até pensar que o meu mau humor esteja estragando esta festa do povo brasileiro, mas será que o nosso povo realmente está tão acolhedor com a copa do mundo? 

Em um país onde a educação anda péssima, de um lado professores ganhando salários miseráveis e de outro, alunos desmotivados, como podemos achar engraçado a “festa da copa”? 

Em um país onde pessoas ainda morrem de dengue, meningite, no parto, de fome, como podemos estar alegres com a copa de mundo? Em um país onde a violência tem nos deixado “aprisionados” em nossas casas, será que temos segurança em ir aos estádios para prestigiar jogos da copa? 

Se prestarmos um pouco de atenção em nossa cidade veremos que não temos o mesmo espírito patriótico do que em outras copas! Tentem encontrar nos carros pelas ruas, quantos trazem a bandeira do país tremulando em seus vidros. É difícil encontrar um se quer... 

 

Acredito que a grande manifestação de nossa parte seria se não comprássemos ingressos para estes jogos da Copa, mas infelizmente isso já não será mais possível...

Diferentemente de outras copas, onde nós assistíamos uma nação que participava do evento esportivo junto com a seleção, ou seja, junto com os jogadores de futebol, hoje nós vemos uma nação não contra a Copa do Mundo, mas contra um Estado que não tem condições de ser sede de um evento como uma Copa do Mundo. As manifestações que assistimos não são contra os jogadores de futebol, mas contra um Estado corrupto, indiferente com o povo e muito aquém das necessidades da nação! 

A falsa ideia de prosperidade associado à Copa do Mundo com certeza quer ser um atenuante diante dos inúmeros desperdícios com a construção de estádios e infraestrutura para o mundial. Diante dessa derrota ao nosso país temos que ouvir o seguinte discurso: “a Copa do Mundo vai nos deixar um grande legado”. Será que nossas crianças e jovens poderão estudar em estádios? O nosso povo poderá ter sua saúde cuidada em unidades de saúde nos centros de treinamento, construídos ou reformados para a Copa? 

Em nossa cidade de Ribeirão Preto foi nos divulgado que a vinda da seleção da França traria benefício para a cidade, será? Tudo o que a respectiva seleção for consumir será que irá ser comprado aqui em Ribeirão Preto? Óbvio que não! Tudo vem do país da seleção francesa. Acredito que o legado para a nossa cidade será somente nos vestiários do clube onde a seleção francesa fará os seus treinamentos. Sem falar ainda que rumores de pessoas que trabalham nos serviços públicos dizem que os franceses terão prioridade nos atendimentos públicos em nossa cidade... E o povo ribeirão-pretano vai ter prioridade em que? Talvez terá prioridade para morrer... 

Estamos cansados de ouvir o neologismo que “o Brasil é o país do futuro”. Acho que mais do que nunca queremos que o Brasil seja o país do presente!

copa_do_mundo_bandeiradobrasil

Aquilo que temos visto nos últimos tempos como greves, ações dos movimentos estudantis lutando pelo “passe livre”, manifestações da população em geral, são uma nova maneira de cantarmos o antigo adágio da música da seleção de 70: “Duzentos milhões em ação pra frente Brasil queremos transformação!” 

A imprensa do país tem feito uma campanha para atenuar as manifestações populares para salvaguardar o movimento da Copa, mas acredito que temos que continuar a nossa luta de indignação e protestos, obviamente que sem violência, porque já sofremos a violência do desrespeito de um Estado que está pouco se importando com o povo. Acredito que a grande manifestação de nossa parte seria se não comprássemos ingressos para estes jogos da Copa, mas infelizmente isso já não será mais possível... Todavia podemos nos manifestar nos estádios e seus arredores mostrando ao mundo a nossa indignação com a falta de cuidado com o nosso povo! Ainda vale lembrar que a nossa maior manifestação poderá ser nas urnas em outubro próximo! 

Sem falar que, caso a seleção brasileira seja campeã, será um ótimo palanque eleitoral, tendo em vista as eleições presidenciáveis em outubro próximo! 

Meus amigos e amigas desculpem a franqueza, mas gostaria de ver o meu país não campeão da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, gostaria de ver o meu país campeão em educação, saúde, moradia, segurança, enfim, em respeito pelo ser humano! Nisto deveríamos ser campeões!

Vivamos este tempo de Copa do Mundo pensando nas eleições em outubro e no grande jogo da Copa da Vida do Povo Brasileiro!

Pe. Luiz Ferro

Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo em Ribeirão Preto.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...