No caminho da vida cristã e no processo de conversão, passamos por distintos momentos. Há momentos em que nos sentimos próximos de Deus e momentos em que parece que Deus está distante de nós, e sentimos que aquela relação próxima e cheia de sentimentos de consolação se torna fria, distante e até tediosa.
Você já passou ou está passando por isso? Vamos tentar entender como podemos viver uma melhor relação com Deus e unir-nos mais a Ele.
O caminho de conversão
É importante entender que a conversão é um processo e vamos avançando pouco a pouco. Durante esta jornada, há momentos em que a alma se encontra com Deus e se sente saciada e amada por Ele, vivendo uma experiência repleta de alegria, entusiasmo e fervor. Deus permite todos estes sentimentos para que possamos o reconhecer e seguir.
Porém, há momentos, que nos custa mais viver este encontro e esbarramos nas nossas próprias dificuldades de perseverar e seguir caminhando. É então que sentimos que Deus, por vezes, parece não escutar a nossa prece e aqueles sentimentos de alegria e consolo se transformam em distância e tédio. Parece que de um bosque maravilhoso e lindo, Deus nos leva ao deserto onde a paisagem é seca e árida.
No deserto Deus nos fala ao coração
E se você está passando por este momento de tédio e aridez, não tenha medo, pois é no deserto que Deus nos purifica e nos fala ao coração, como nos diz o profeta Oséias no capítulo 2, versículo 16 de seu livro: “Portanto, eis que eu a atrairei, e a conduzirei ao deserto, e lhe falarei ao coração.”
E é neste caminho no deserto que poderemos ver a Deus de uma forma mais profunda e nos unir a Ele não pelos bons sentimentos e desejos, mas por quem Ele é: o sentido e a razão de nossa existência, pois fomos criados por Ele por amor e para amá-lo e glorificá-lo.
O Papa Francisco nos fala sobre a importância de fazer este caminho: “O deserto é o lugar onde Deus fala ao coração do homem, e onde brota a resposta da oração, ou seja, o deserto da solidão, o coração desapegado de outras coisas e sozinho, nesta solidão, abre-se à Palavra de Deus.”
Portanto, se você sente que Deus está distante, pode ser que você esteja passando por este momento de purificação. Então aqui vão alguns conselhos:
- Persevere na oração: Reconheça que Deus não é apenas uma ideia abstrata e sim um Ser real, seu coração amoroso sabe de nossas dificuldades e problemas.
- Procure ler e meditar sobre a vida dos santos: Pois eles são guias e mestres de vida espiritual e suas experiências no caminho de santidade podem ser de grande ajuda e conforto para nós.
- Ponha-se inteiramente nas mãos de Maria Santíssima: Ela cuida de nós com amor e ternura, guiando-nos ao encontro com Deus.
Tenha a certeza de que Deus está lhe conduzindo e guiando pelos caminhos de sua misericórdia e bondade e que, como nos diz São Paulo: “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.” (Romanos 8, 28). Então, mantenha a esperança!
O deserto será transformado em um bosque ainda mais belo porque o Senhor, através destes momentos difíceis, vai nos transformando em novas criaturas.
Arquidioceses realizam celebrações em honra à Padroeira do Brasil
Confira como estão os festejos para a Mãe Aparecida nas Arquidioceses pelo país que a têm como padroeira.
Cardeal Odilo Scherer ficará mais dois anos à frente da Arquidiocese de SP
Dom Odilo apresenta renúncia e Papa Francisco determina que o Arcebispo continue por dois anos na Arquidiocese. Entenda.
Círio de Nazaré 2024 celebra o poder da oração com Maria
O Círio de Nazaré 2024 une milhões de devotos em Belém (PA), para momentos de fé, oração e devoção à Nossa Senhora, Rainha da Amazônia. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.