Por Redação A12 Em Música

Projeto incentiva a formação de novos músicos para a Igreja católica no interior de São Paulo

Um projeto na cidade de Taubaté, interior do estado de São Paulo incentiva adolescentes, jovens e adultos a desenvolverem seus dons musicais no aprendizado dos instrumentos violão e cajon. O projeto denominado TAU atende pessoas de 12 a 60 anos uma vez por semana na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, pertencente a Diocese de Taubaté.

O responsável pelo projeto e também instrutor, Anderson Leal, explica que as comunidades estão carentes de músicos para celebrar sua fé, dessa forma o projeto busca formar músicos que contribuam com a missão de alegrar e colaborar com o seu dom nas igrejas.

Projeto Tau
A formação do aprendiz não tem tempo determinado e conforme vão dominando o instrumento se tornam orientadores dos iniciantes, pois o objetivo do grupo é ser um local de estudo e troca de informação.

“Faz parte da dinâmica do grupo de estudo que cada aluno que participa do projeto, a partir da primeira nota já tenha algo a compartilhar, logo, este se torna automaticamente um tutor de quem esta entrando e não tem aquele conhecimento.”

Além de atuar na formação musical o projeto também visa potencializar e dar visibilidade ao trabalho dos músicos da região de Taubaté (SP), com isso foi elaborado um CD com o nome ‘Releitura da vida’, reunindo sete músicas de cantores católicos diferentes.

Anderson afirma que o custo de um CD exclusivo muitas vezes não é acessível aos músicos, por isso a iniciativa de reunir as canções em um único trabalho. “Um exemplo que pude perceber na Codimuc (Cooperativa de Distribuição da Música Católica) é que pensar de modo cooperativo potencializa a visibilidade do trabalho. O custo de um CD exclusivo também não é acessível a todos que desejam divulgar seu trabalho, em qualquer âmbito é raro quem consiga vender o suficiente para pagar as despesas, mas quando se trata de igreja a unidade não é apenas meio, mas também finalidade.”

Ouças as músicas do CD ‘Releitura da vida’ na página do projeto.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...