Por Redação A12 Em Igreja

Arquidiocese de São Paulo fará procissão pela chuva

A Arquidiocese de São Paulo fará no próximo dia 22 de Março, data que assinala o Dia Mundial da Água, uma procissão para “suplicar a Deus a bênção de chuvas generosas”. A caminhada acontece a partir das 15h na Igreja da Consolação e dirige-se até a Catedral da Sé, onde será celebrada uma missa por volta das 17h.

Foto de: reprodução. 

Procissão chuva em SP

A procissão também tem um caráter especial, por estar dentro do período da Quaresma. O cardeal Odilo Pedro Scherer, lembrou na circular onde convocou a procissão, que esta não é a primeira vez que é realizada essa manifestação para pedir chuvas.

“Não é a primeira vez que se faz isso em São Paulo; em diversos momentos da história da Cidade, o povo saiu às ruas, em oração e procissão, para pedir chuvas; a última grande manifestação nesse sentido aconteceu em 1957, quando o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta saiu à frente da procissão, com muito povo, carregando a imagem de Nossa Senhora da Penha, do seu Santuário na Penha até à Catedral da Sé”, destacou o arcebispo.

A manifestação religiosa também pretende lançar um apelo ao uso consciente e sustentável da água. “Recomendo que levem todos uma garrafinha de água para beber e para receber a bênção da água. Podem ser feitas faixas com dizeres religiosos sobre a água, ou com frases educativas sobre o bom uso da água”, pediu Dom Odilo.

A procissão sairá com o andor de Nossa Senhora da Penha, Padroeira da Cidade de São Paulo, e de São José. Ao final da carta, o arcebispo indicou a todos os fiéis a Oração do Beato Papa Paulo VI (1976) para pedir a bênção da chuva.

Oração do Beato Papa Paulo VI

Deus, nosso Pai, Senhor do Céu e da terra, Tu és para nós existência, energia e vida. Criaste o homem à Tua imagem a fim de que com o seu trabalho ele faça frutificar as riquezas da terra, colaborando assim com a Tua criação. Temos consciência da nossa miséria e fraqueza: nada podemos fazer sem Ti. Tu, Pai bondoso, que sobre todos fazes brilhar o sol e fazes cair a chuva, tem compaixão de todos os que sofrem duramente pela seca que nos ameaça nestes dias. Escuta com bondade as orações que Te são dirigidas com confiança pela Tua Igreja, como satisfizeste as súplicas do profeta Elias, que intercedia em favor do Teu povo. Faze cair do céu sobre a terra árida a chuva desejada, a fim de que renasçam os frutos e sejam salvos homens e animais. Que a chuva seja para nós o sinal da Tua graça e da Tua bênção: assim, reconfortados pela Tua misericórdia, dar-te-emos graças por todos os dons da terra e do céu, com os quais o Teu Espírito satisfaz a nossa sede. Por Jesus Cristo, Teu Filho, que nos revelou o Teu amor, fonte de água viva, que brota para a vida eterna. Amém”.

Caminhada pela água em São José dos Campos

Procissão chuva em SJCA Diocese de São José dos Campos também fará uma manifestação pela água no dia 22 de março. A 'Caminhada pela Água' sairá às 10h30, da Avenida Olivo Gomes, em frente ao CEPE, e vai percorrer as ruas da zona norte de São José terminando no Centro Comunitário do Alto da Ponte, próximo às margens do Rio Paraíba, onde serão plantadas mudas de árvores nativas. 

A iniciativa organizada pela coordenação diocesana da Campanha da Fraternidade fará memória da Campanha da Fraternidade de 2004, que tratou desse assunto com o Tema: Fraternidade e Água e o Lema: Água, fonte de vida. O evento visa alertar para o compromisso com o meio ambiente e suscitar iniciativas em defesa de água com qualidade para todos. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...