Por Polyana Gonzaga Em Brasil

Coleta Nacional de Alimentos estimula doações em supermercados

Foto de: Divulgação

coleta nacional de alimentos

Dia de Coleta de Alimentos acontece simultâneamente em
várias cidades no Brasil.

A Associação Companhia das Obras do Brasil (CdO) realiza, no dia 8 de novembro, a Coleta Nacional de Alimentos 2014. A ação ocorre simultaneamente em várias cidades do Brasil. Em 2013 foram arrecadados mais de 130 toneladas de alimentos.

Os alimentos doados serão foram entregues aos Bancos de Alimentos parceiros nas cidades participantes e devem ser distribuídos adequadamente para centenas de entidades cadastradas. Veja a lista de alimentos que serão arrecadados em 2014.

O responsável pela coleta na Grande São Paulo, José Eduardo Sant'Anna, explica que a doação é algo simples que ajuda muito a quem precisa.

“Neste gesto aprendemos a derrubar barreiras que nos separam de outras pessoas e contagiá-las com a esperança que vemos renascer em nós e nelas quando ajudamos alguém. Doamos nosso tempo e somos mais ‘nós mesmos’ nesta doação”, afirmou.

O projeto envolve centenas de voluntários que organizam todo o gesto e realizam a coleta nos supermercados. José Eduardo Sant'Anna destacou que trabalhar na Coleta de Alimentos é um gesto simples, mas de grande significado.

 

O desejo de bem é uma carência tão nossa quanto a de qualquer pessoa. Trabalhar na coleta é mais receber do que doar.

“Aprendemos em nossa experiência que a caridade é a ‘lei da existência’. De fato, quando há algo de grande e de belo em nós, sentimo-nos impulsionados a comunicá-lo aos outros. Quando vemos outras pessoas que estão em uma situação pior do que a nossa, sentimo-nos impelidos a ajudá-las, compartilhando algo que é nosso. (...) O desejo de bem é uma carência tão nossa quanto a de qualquer outra pessoa. Por isso, trabalhar na Coleta, como muitas vezes relatam os voluntários da campanha, é muito mais receber do que doar”, acrescentou.

O projeto - A Coleta Nacional de Alimentos conta com a participação de empresas e voluntários que apoiam o projeto com contribuições financeiras para cobrirem despesas com material de comunicação e organização.

Supermercados disponibilizam suas lojas com espaço físico e o acesso aos seus clientes no dia da Coleta e Bancos de Alimentos que realizam a estocagem, a distribuição e acompanhamento das doações dos alimentos às entidades assistidas por eles.

’10 linhas da Coleta’ - “O bem tende sempre a comunicar-se. Toda a experiência autêntica de verdade e beleza procura por si mesma a sua expansão; e qualquer pessoa que viva uma libertação profunda adquire maior sensibilidade perante as necessidades dos outros. E uma vez comunicado, o bem se radica e se desenvolve”. Papa Francisco

José Eduardo Sant'Anna explicou ainda que com este pequeno texto, é possível identificar os pontos centrais do gesto:

“Pedimos o alimento porque é uma necessidade real. Apesar de todo o avanço nos indicadores sociais nos últimos tempos, muitas pessoas precisam dos alimentos arrecadados. No ano de 2013, por exemplo, nossa campanha atendeu a mais de 700 entidades, beneficiando mais de 150 mil pessoas em todo o Brasil. Doar um alimento é algo simples, que qualquer pessoa pode fazer, mas é também um momento de abertura para o outro”.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...