Por Redação A12 Em Igreja

Diocese de Guaxupé celebra 99 anos e prepara centenário

Neste domingo, 1º de fevereiro, a Diocese de Guaxupé celebra seus 99 anos de existência. A solenidade será realizada a partir das 15h, na Catedral de Guaxupé, quando tem início a peregrinação de Nossa Senhora das Dores. Durante um ano, a imagem da padroeira percorrerá as 85 paróquias da diocese. A ação faz parte das comemorações pelos 100 anos de história da Igreja Particular de Guaxupé.

GuaxupéA diocese foi criada em 03 de fevereiro de 1916 pelo Papa Bento XV, desmembrada da então Diocese de Pouso Alegre. A primeira paróquia a receber a imagem será a Basílica Nossa Senhorada Saúde, Igreja Matriz de Poços de Caldas. Neste dia, padre Francisco Carlos levará a santa que ficará no local por quatro dias, podendo receber visitação dos fiéis. O mesmo processo ocorrerá nas demais paróquias.

A peregrinação será encerrada no dia 31 de janeiro de 2016, quando aconterá a celebração comemorativa de 100 anos, em Guaxupé. Na última semana, a imagem passará por todos os espaços públicos do município sede da Igreja na diocese. Segundo padre Henrique Neveston, coordenador diocesano de pastoral, a imagem será uma réplica da primeira Nossa Senhora das Dores que chegou à diocese, ainda na época do primeiro Seminário, onde atualmente funciona a Delegacia de Guaxupé. A imagem foi confeccionada por um artista de São João Del Rei/MG.

Além do início da peregrinação, haverá também o lançamento do Selo Comemorativo do Centenário. O momento contará com a presença do bispo diocesano Dom José Lanza Neto, todos os padres e religiosos da diocese, além de representantes dos Correios. Milhares de católicos vindos das diversas cidades que compõem a diocese são esperados  neste dia.

Desde o início de 2014, todas as paróquias da Diocese de Guaxupé estão envolvidas nas atividades do Centenário, sobretudo, através das Santas Missões Populares. [Saiba mais] Trata-se de uma grande mobilização que promoverá evangelização ao longo do próximo ano. O projeto atingirá as cidadesda região, com os missionários leigos que percorrerão ruas, casas, praças e entidades, anunciando Jesus Cristo. Representantes de todas as paróquias estão recebendo formações constantes para atuar nas Missões.

Outras ações também estão sendo preparadas para marcar as comemorações do Centenário, entre elas a produção de uma revista histórica que recordará os principais fatos ocorridos na diocese ao longo desses anos, o lançamento de bandeiras comemorativas e atrações especiais em 2016.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...