Por Redação A12 Em Igreja

Ermida da Padroeira de Minas Gerais é reaberta e volta a acolher peregrinos

A Ermida da Padroeira do Estado de Minas Gerais, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, a 48 quilômetros de Belo Horizonte (MG), foi reaberta no último sábado, 22, após passar por um processo de restauração iniciado em fevereiro deste ano.

Na cerimônia de reabertura da igreja também foi realizada a inauguração do campanário Nossa Senhora Rainha da Piedade, composto de oito sinos, e ainda um novo sistema de sonorização.

reabertura_da_ermida_da_padroeira_do_estado_de_minas_gerais_credito_arquidiocese_de_belo_horizonte_10_1

Durante a bênção, dom Walmor lembrou que a obra é fruto do reconhecimento público, que dignificou oficialmente o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade como atrativo turístico de especial relevância para o Estado de Minas Gerais. O Arcebispo destacou que no interior da Ermida está a imagem de Nossa Senhora da Piedade, venerada há mais de 200 anos, obra do mestre Aleijadinho. A imagem, ao longo deste ano, também passou por minucioso trabalho de restauro.

Dom Walmor explicou que em 2017 serão celebrados os 250 anos de história do povo mineiro peregrinando na fé, no Santuário da Padroeira de Minas. Uma história que começa a partir da conversão do português Antônio da Silva Bracarena, que abandonou seu projeto inicial de enriquecer nas terras mineiras, para se tornar eremita e viver no alto da Serra da Piedade. O eremita português - movido pelo relato de uma jovem, muda de nascimento, que se curou e passou a falar após testemunhar a aparição de Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços, no alto da Serra da Piedade, conseguiu a autorização da Igreja para edificar uma capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade, no dia 30 de setembro de 1767.

Foto de: Arquidiocese de Belo Horizonte. 

Reabertura da Ermida da Padroeira do Estado de Minas Gerais (credito Arquidiocese de Belo Horizonte)

“Santuário é herança que devemos
preservar e defender”, dom Walmor.

Ao reinaugurar essa Ermida completamente revitalizada, dom Walmor afirmou que o “Santuário é herança que devemos preservar e defender”. Disse que, a cada ano, cresce o número de pessoas que peregrinam ao território sagrado dedicado à Padroeira de Minas. “Em 2010, ano em que começou a revitalização do Santuário, 30 mil pessoas aqui estiveram. Neste ano, serão 300 mil. O Santuário ganha o coração de muita gente pelo Brasil afora”, explicou.

A revitalização da Ermida

As esquadrias em madeira, piso e forro da Ermida da Padroeira de Minas Gerais foram completamente restaurados. Um novo guarda-corpo foi colocado em frente à Ermida, na Praça Cardeal Motta. A edificação recebeu também uma rampa de acesso. As obras englobaram novos projetos de iluminação externa e interna, redes hidráulicas, novos sistemas comunicação e sonorização. O restauro também contemplou o antigo espaço dos eremitas, o Eremitério Monsenhor Domingos. Nesse espaço, uma sala foi dedicada ao novo estúdio da Rede Catedral de Comunicação Católica, especialmente preparado para transmissões ao vivo diretamente do Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...