Por Redação A12 Em Igreja

Franciscanos comemoram 70 anos de atuação em Congresso no Rio de Janeiro

A Ordem dos Frades Menores Conventuais celebra neste ano, 70 anos de sua chegada ao continente latino americano, em comemoração, estão organizando um Congresso no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 17 de julho.

O encontro tem como foco aprofundar a reflexão sobre os cenários e prática missionária evangelizadora dos frades na América Latina e Caribe. O objetivo é que, com essa pauta, a ordem responda aos desafios da Nova Evangelização.

Numa programação que incluiu debates com Cine Fórum, mesas redondas e palestras diversificadas, o evento trará questões de análise, história e aprendizado.

Uma observação interessante é que os frades decidiram chamar pessoas de fora da ordem para participar. No entendimento deles, essa intervenção torna mais fecunda as atividades e trará frutos ao final de todas as discussões.

As pessoas escolhidas para auxiliar na construção de novas ideias são leigos brasileiros, pessoas com visões alternativas à eclesial, membros da Família Franciscana, homens, mulheres, jovens, uma irmã clarissa e representantes religiosos.

selo 70 anos fransciscanosSelo Comemorativo dos 70 anos
O TAU é o símbolo primário - a cruz, encarnando em sua vida o Cristo Crucificado, o frade menor atualiza o seu modo de ser e de sua existência, fazendo disso sua missão e levando esse carisma por onde quer que vá.

No selo aparece também, o mapa da América Latina e Caribe, que foi onde em 1946 tudo começou, esta terra é marcada por história de muitas lutas, violência, martírios e também muito amor, ao fundo, o colorido lembra o dinamismo da ação do Espírito Santo nesse chão.

O frade está de braços abertos sempre acolhendo através do seu apostolado, cada uma dessas riquezas naturais. Em cada cultura procura sementes do Verbo, por isso tem o rosto voltado para o alto, pois sabe de onde vem e a plenitude do serviço a ele confiado.

Ordem dos Frades Menores Conventuais
Os Frades Menores Conventuais seguem os ensinamentos de São Francisco de Assis, com votos de humildade, castidade e obediência.  Em Fraternidade Conventual, buscam a devoção, o ofício divino solene, também a formação de candidatos para viver da mesma missão, a teologia é estudada entre outras obras de apostolado servindo a Igreja de Deus. 

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...