Por Redação A12 Em Igreja

Gerenciamento integrado das atividades paroquiais será tema de palestra do CONAGE

O CONAGE (Congresso Nacional de Gestão Eclesial) contará com a palestra do diácono Marcos Antônio Domingues que apresentará o tema “Como Desenvolver o Gerenciamento Integrado das Atividades Paroquiais”.

diacono_dominguesDiácono Domingues conversou com o A12.com e falou sobre abordagem que oferecerá aos participantes do CONAGE, como as técnicas administrativas podem contribuir com o trabalho eclesial de maneira a proporcionar economia de tempo e custo, andamento eficiente das tarefas e mais chances de anunciar o Reino de Deus.

Confira a entrevista:

A12 - Com a temática Como Desenvolver o Gerenciamento Integrado das Atividades paroquias, o que você pretende oferecer para os participantes do CONAGE?

Diácono Domingues - esta temática é contemporânea, nós vivemos em um mundo globalizado onde cada vez mais a integração dos processos, das atividades, “das coisas” e, principalmente das pessoas se estabelece como realidade. Não é, e não será diferente em nossas gestões eclesiais, portanto tenho como objetivo apresentar estratégias e ações para o desenvolvimento de uma integração das atividades paroquias alcançando eficiência e eficácia, minimizando tempo e custos.

A12 - A partir da sua experiência profissional e religiosa por que a aplicação de técnicas administrativas é importante para a Paróquia?

Diácono Domingues - A administração é necessária e participa em tudo na nossa vida, no dia-a-dia da casa, do trabalho, da escola, etc., e sabemos por experiências que se não administrarmos bem, teremos problemas que só são solucionados ou mesmo evitados quando aplicamos devidamente as técnicas administrativas para cada atividade vivida.

Estes conceitos, eu aprendi através das experiências adquiridas nos meus 35 anos trabalhando na administração de instituições financeiras, os quais como Diacono Permanente sempre os apliquei dentro das oportunidades em que administrei paróquia ou como membro de conselhos financeiros e fiscais, colhendo sempre resultados importantes.

Acredito, decorrente destes fatos, que as paróquias sem a aplicação destas técnicas administrativas sua organização continuará “burocrática”, ineficaz e sem perspectiva de crescimento.

A12 - O CONAGE oferece uma formação e orientação técnica para a realidade das Paróquias, como alinhar uma formação técnica e humana para esses profissionais atuantes em igrejas e setores religiosos?

Diácono Domingues - Dentro a realidade em que as paróquias vivem hoje, formação e orientação técnica é fundamental, no entanto não devemos esquecer que não somos uma Empresa como qualquer organização laica, somos de fato Igreja, cujo a natureza é ser missionária. Portanto, alinhar esta natureza às técnicas administrativas necessárias ao exercício de nossas atividades é nosso diferencial.

Os pesos de uma administração burocrática e arcaica, demandam tempo e “emperra” os resultados que são os fatores que desagradam nossos fiéis, eliminar estes pesos proporcionará às paróquias tempo para evangelizar, anunciando: “O Reino de Deus”.

O profissional atuante na igreja e no setor religioso deve atuar tecnicamente, mas, nunca como se fosse um funcionário/máquina e, sim como uma pessoa humana refletindo Cristo ao próximo.

O CONAGE acontece de 02 a 04 de julho na Expo Center Norte em São Paulo (SP), saiba mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...