Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Momento histórico marca criação do Santuário da Saúde e da Paz em Belo Horizonte

A memória do Bem-aventurado Padre Eustáquio ficará assinalada de modo especial a partir deste sábado (30) com a elevação da Paróquia dos Sagrados Corações, conhecida como Igreja Padre Eustáquio, para Santuário Arquidiocesano. A igreja localizada em Belo Horizonte ganhará o nome de ‘Santuário da Saúde e da Paz’ em homenagem ao padre que exerceu um intenso apostolado junto às famílias e especialmente aos enfermos na década de 40. A missa celebrada no dia do Bem-Aventurado Padre Eustáquio, às 19h, será presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo.

O Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz é uma homenagem a Padre Eustáquio, que saudava todos os fiéis com os votos de “saúde e paz”, e pretende ser um ambiente que terá como vocação propor aos fiéis vivenciarem a experiência da reconciliação, da saúde da paz. A reconciliação por meio do atendimento a confissões. A busca do bem-estar e da paz por meio de cuidados com a saúde emocional e do corpo, com orientações sobre alimentação, atividades físicas, prevenção às enfermidades e retiros espirituais. "Ao elevarmos a Igreja Sagrados Corações a Santuário estamos retomando a herança espiritual e humana de Padre Eustáquio. Teremos aqui programas específicos, que ultrapassam a devoção para se tornar escola de reconciliação, de saúde e de paz. Quando um Santuário é criado, é considerada a história, os feitos e a presença marcante deste local para a comunidade", sublinhou dom Walmor Azevedo, em nota.    

Igreja Padre Eustáquio, Santuário da Saúde e da Paz

Para o pároco, padre Sérgio Stein, a concessão do título favorecerá que a paróquia possa cumprir melhor a sua missão. "O título expressa muito bem aquilo que tem sido a herança espiritual do nosso Beato. Certamente irá favorecer para que a paróquia cumpra melhor a sua missão evangelizadora", destacou em entrevista ao A12.

O pároco explicou também os programas vivenciais que serão desenvolvidos no novo santuário. "É a partir do conceito que a Sagrada Escritura nos fala do Santuário, como a Tenda do Deus vivo entre nós, que desenvolvemos a idéia de três tendas, a da Reconciliação, a da Saúde e da Paz. Três tendas que irão materializar aquilo que o Beato Pe. Eustáquio vivia profundamente em seu ministério, a experiência do Amor Misericordioso de Deus através da Reconciliação, a Saúde física de todos, defendendo e valorizando a importância de viver o dom da vida e a Paz, condição essencial para que possa criar novas relações que conduzam a experiência da construção do Reino", acrescentou. 

Diante da grande missão com a elevação da igreja em santuário, a comunidade preparou uma semana intensa de atividades após a divulgação da criação do novo santuário há cerca de um mês. "O programa de atividades tem acontecido desde o dia 31, quando o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo anunciou o novo Santuário. Desde lá criamos a Comissão Pró-Santuário; iniciamos todo um trabalho com a mídia, que pudesse nos ajudar para que a notícia chegasse melhor ao povo; elaboramos materiais explicativos sobre o significado do Santuário; elaboramos nova novena que está sendo feita; e preparamos para o dia 30, missas de duas em duas horas, sendo a última presidida pelo Arcebispo de Belo Horizonte, quando será feito o ritual de elevação da Igreja do Padre Eustáquio em Santuário da Saúde e da Paz. Também preparamos a tenda da Saúde, com a presença de laboratórios, médicos, enfermeiros, que farão exames preventivos, com panfletos explicativos, etc. Também faremos a experiência da tenda da reconciliação, dando oportunidade ao povo de fazer uma boa confissão", completou. 

A herança espiritual de Padre Eustáquio

Padre EustáquioA Igreja Padre Eustáquio foi fundada em 1941, com o nome de Paróquia Cristo Rei, depois mudou uma vez mais, passando a ser chamada Paróquia São Domingos, mas somente em julho de 1944 que mudou o nome para os atuais padroeiros, os Sagrados Corações de Jesus e Maria. A história do Padre Eustáquio com a paróquia começou em 1942 quando foi transferido como pároco. Padre Eustáquio era religioso da Congregação dos Padres dos Sagrados Corações, congregação que zela pela paróquia até a atualidade.

Nessa paróquia, Padre Eustáquio viveu apenas um ano e quatro meses, mas o suficiente para deixar uma herança espiritual que perdurou por décadas no coração dos fiéis. Padre Eustáquio "tornou-se símbolo da fé religiosa, ao longo de sua atuação, promovendo curas e distribuindo bênçãos pelos vários lugares por onde passou. Após sua morte, foi atribuída a ele a graça da cura de um câncer em um de seus devotos, entre outros milagres" (cf. site do Vaticano). Após a sua morte, em 1956 foi nomeado um postulador da causa do religioso, e depois de algumas décadas, em 15 de junho de 2006 foi proclamado Beato da Igreja Católica. A herança espiritual e o exemplo de Padre Eustáquio comove milhares de pessoas. Atualmente a paróquia recebe cerca de 35 mil peregrinos por mês. 

Para padre Sérgio Stein essa herança pode ser definida principalmente pelo incansável amor e dedicação aos pobres e doentes e total entrega à Providência Divina. "Padre Eustáquio tornou-se um homem de Deus, pela sua dedicação a uma profunda vida de oração e da vivência dos sacramentos da eucaristia e reconciliação especialmente. Sua dedicação aos pobres, levando a eles a esperança de uma vida melhor, na superação de problemas de toda ordem. Sua presença junto aos enfermos, consolando-os e em especial dando-lhes a esperança de poderem retornar à saúde e sua força interior, confiante no agir de Deus, foi capaz de ser instrumento de grandes graças", finalizou. 

Conheça o site do Santuário da Saúde e Paz. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...