Igreja

Santos Cosme e Damião: médicos dedicados ao serviço dos irmãos

Escrito por Elisangela Cavalheiro

26 SET 2013 - 10H11 (Atualizada em 25 SET 2023 - 14H02)

Os devotos dos santos médicos Cosme e Damião prestam hoje (26) homenagens aos irmãos que deram a vida pelo Evangelho. Os santos são reconhecidos como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

Os mártires foram mortos pelo imperador Diocleciano – por volta do século IV – por praticarem o Cristianismo. Mesmo sofrendo perseguição e tortura, não renunciaram sua fé.

Com essa história de fé, diversos foram os milagres atribuídos a São Cosme e São Damião ao longo da história.

Médicos dedicados, os irmãos exerceram com muita caridade a profissão e sem nada cobrar.

A data da celebração dos santos passou do dia 27 para o dia 26 com a intervenção do Papa Paulo VI, após a reforma do Concílio Vaticano II.


Leia MaisPosso comer os doces distribuídos no dia de São Cosme e São Damião?Cultura Popular de distribuição de doces

É comum ver no dia de São Cosme e São Damião a entrega dos saquinhos cheios de balas, doces, pirulitos e de todo tipo de doce.

Distribuição que leva milhares de devotos a espalharem a devoção a esses santos, distribuindo doces em agradecimento às graças alcançadas pela intercessão dos irmãos, o que agrada principalmente as crianças.

A distribuição de doces tem relação com os santos, porque eles são conhecidos como protetores das crianças.

Uma família de Pindamonhangaba (SP) distribui doces para agradecer a intercessão dos irmãos na cura de problemas de saúde de um dos filhos de dona Neide dos Santos, hoje já falecida.

Herica Aparecida, filha de dona Neide, conta que, na época, sua mãe pediu a intercessão dos santos para a cura de problemas de saúde de seu irmão, Josias dos Santos. Quando ele ainda era bebê, foi diagnosticado com um problema grave no pulmão, e foi então que sua mãe recorreu a São Cosme e São Damião, para que ele fosse curado.

Após a graça recebida, ela prometeu entregar doces para as crianças como forma de agradecimento, tradição que ainda perdura na família, mesmo após o falecimento de Neide.

A família distribui doces no dia 27, data inicial em que aconteciam as celebrações em memória dos santos. O município tem muitas famílias que até hoje realizam esse tipo de devoção e muitas crianças que passeiam pelas ruas à procura de doces.

Essa demonstração de fé se deve ao fato da devoção aos santos ser muito antiga, do início do cristianismo, e ter sido reforçada pelo sincretismo religioso, que é a fusão de diversas doutrinas.

Diante dessa demonstração de fé, mesmo não sendo uma manifestação própria da Igreja Católica, as comunidades acolhem com respeito os devotos que praticam essa devoção.

Shutterstock
Shutterstock


Devoção em Igarassu (PE)

Em Igarassu (PE), a Paróquia Santos Cosme e Damião, tem tradição na festa aos santos mártires desde o ano de 1535. É a mais antiga igreja ainda em funcionamento no Brasil. Com 488 anos de história, a paróquia que recebe mais de 35 mil fiéis durante os festejos busca manter viva a devoção e o exemplo de fidelidade e doação dos santos Cosme e Damião.

A cidade que completa 488 anos na terça-feira (27), contará com uma celebração em honra aos padroeiros e o aniversário, às 19h. A Novena já acontece desde o dia 18 e encerra nesta quarta-feira, 27 de setembro, e neste ano traz o tema Com Santos Cosme e Damião vivemos a nossa vocação.”

Fonte: * colaborou a jornalista Laís Aparecida (2022)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...