Igreja

Santuário Santa Paulina completa 15 anos de dedicação e história

Escrito por Redação A12

22 JAN 2015 - 07H11 (Atualizada em 22 JAN 2021 - 16H30)

Neste 22 de janeiro, o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), completa 15 anos de dedicação, escuta, acolhimento, testemunhos, evangelização e de devoção por Santa Paulina, desde a sua inauguração, em 2006.

Anos antes, depois da beatificação de Santa Paulina, em 1991, pessoas de todo o Brasil começaram a visitar a pequena Capela Nossa Senhora de Lourdes, em busca da intercessão de Madre Paulina. A Irmã Gertrudes Cadorin dedicou mais de 20 anos de sua vida religiosa ao Santuário e lembra a fé dos primeiros devotos da então beata. “Não foram poucas as noites geladas que levantávamos para oferecer um chá quente aos peregrinos que teimavam em ficar em barracas improvisadas, em busca de uma graça ou para agradecê-la”, destaca a religiosa. Os anos foram passando e Madre Paulina tornou-se cada vez mais conhecida. Logo, a pequena igrejinha não comportava mais os devotos.

Luciana Gianesini
Luciana Gianesini


Após a
canonização, em 19 de maio de 2002, reunidas em Capítulo (assembleia geral da congregação) as Irmãzinhas da Imaculada Conceição decidiram construir o Santuário. “Essas coisas a gente não controla, não planeja. O povo veio e foi nos levando a pensar o Santuário”, dizia Irmã Ilze Mees (in memoriam), que administrou no dia a dia, a construção do templo.

Leia MaisConheça o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento (SC)No ano seguinte, em outubro de 2003, foi iniciada a construção do Santuário. Campanhas de doação foram realizadas na cidade e em todo o Brasil. Milhares de corações generosos se dispuseram a abraçar a causa e auxiliar na construção do templo. Aos poucos, a obra foi ganhando forma e a sua estrutura já chamava atenção pela grandeza e peculiaridade no formato. “Optamos por uma cobertura que lembrasse duas mãos em prece, ou mesmo, uma tenda onde os peregrinos se sentissem acolhidos”, lembrou Ir. Salete Ana Bampi, em entrevista ao programa ‘Voz do Santuário’. Na época, Ir. Salete era coordenadora geral da Congregação e acompanhou toda a execução da obra.

Foram 926 dias de trabalho, para que finalmente, as portas do templo - que hoje é considerado o segundo destino turístico mais visitado do Brasil - fossem abertas oficialmente para visitação. Após 15 anos, o Santuário recebe cada vez mais devotos atraídos pelo carisma, história e missão de Santa Paulina. A construção do Santuário, que atualmente recebe cerca de 90 mil visitantes ao mês, proporcionou um melhor acolhimento para os milhares de turistas e peregrinos que visitam o local.

Além do templo, os visitantes podem desfrutar de um dia em meio à natureza. Cachoeiras, trilhas, ambientes históricos e recantos de oração, compõem toda a estrutura do parque do Santuário Santa Paulina, que se mantém até hoje por meio de doações.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...