Por Redação A12 Em Igreja

Vaticano debate assistência aos idosos em fim de vida

 Sob o tema “Assistência ao idoso e terapias paliativas”, a assembleia será realizada na Sala Nova do Sínodo.

assistência ao idoso

Entre os dias 5 e 7 de março a Pontifícia Academia para a Vida vai discutir no Vaticano a assistência aos idosos em fim de vida. Serão abordados “aspectos específicos como a atenção médica aos idosos com enfermidades crônicas e degenerativas” ou “as diretrizes éticas para um bom acompanhamento dos idosos que estão próximos da morte”.  Sob o tema “Assistência ao idoso e terapias paliativas”, a assembleia será realizada na Sala Nova do Sínodo.

Na primeira sessão, os participantes vão trocar opiniões sobre temas como “o uso e abuso de analgésicos nas terapias paliativas, os cuidados de enfermagem ou o processo de tomada de decisões clínicas para os idosos no fim de suas vidas”.

O segundo dia será dedicado às “perspectivas éticas antropológicas” e dirigirá a atenção às relações com as pessoas anciãs nos âmbitos “familiar, social e hospitalar”. Também serão analisadas as “diretrizes éticas do acompanhamento à morte e o respeito da dignidade, evitando formas de abandono ou eutanásia”.

A assembleia se encerrará com palestras dedicadas “à espiritualidade do idoso nos últimos anos, aspectos legais do final da vida, os cuidados pastorais e o papel da família”.

No dia 6 de março, será organizado um debate aberto ao público para que “estudiosos, agentes de saúde, agentes de pastoral e estudantes discutam sobre assuntos relacionados à terceira idade a partir de diferentes perspectivas: teológico-filosófica, ética, médica, cultural e social”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...