A12

Psicólogo fala da importância e o papel do pai no desenvolvimento dos filhos

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Dia dos pais, quando nasce um pai? Psicologo fala do papel do pai na formação dos filhos

O desenvolvimento de uma criança sofre influência de todas as pessoas que vivem a seu redor, e presença do pai tem um papel bem importante.

“Nos dias de hoje há muitas mudanças de comportamento, então o pai vem se tornando cada vez mais presente e motivado e participar de todo o processo desde a gestação até a educação dos filhos. A partir da notícia da gravidez já começa a nascer aí um pai também”, colocou o psicólogo, David Rodrigues Prado.

A companhia e parceria do pai junto com a mãe durante a gravidez traz benefícios para a gestante e para a o bebê.

“O pais estando ali presente e atuante na gravidez vai deixar a mulher mais calma, mais confiante e com certeza essa gestação vai ser mais tranquila, se contar também que esse pai presente atuante, desde cedo, desde a fase de gestação já começa a formar um vínculo com o bebê”, destacou David.

:: Educar: a força da presença dos pais

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, com base no CENSO Escolar de 2011 aponta que 5,5 milhões de crianças não tem o nome do pai na Certidão de Nascimento. Segundo o psicólogo, para uma criança, não saber o nome ou quem é o pai, pode acarretar uma série de consequências psicológicas.

“Para a criança, o fato de não ter o nome do pai ali acarreta em uma série de ‘constrangimentos’ psicológicos, a criança vai começar questionando porque eu não tenho um pai? Essa ausência pode acarretar outras consequências na formação da criança, enquanto a mãe representa o conforto e o acalanto, o pai normalmente representa as regras, as leis, então o convívio com o pai gera a noção de limites na formação emocional da criança, o que fundamental para que ela seja um adulto saudável emocionalmente”, explicou.

Confira a entrevista completa:

:: A missão do pai


Comentários (0)



Carregando Comentários
0 caracteres