Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 04 OUT 2018 - 16H16

Imagem de Nossa Senhora Aparecida sempre foi negra?

Thiago Leon
Thiago Leon

A dúvida recebida pelo “Religião também se aprende” vem de Guarulhos, do ouvinte Fabricio Lima. Seu questionamento vem sobre Nossa Senhora Aparecid: afinal, qual é a sua cor, branca ou negra?

Segundo um infográfico criado pelo site do Santuário Nacional, de acordo com a historiadora Tereza Pasin, a imagem de Nossa Senhora Aparecida teria sido esculpida por volta do ano de 1600. “A provável pessoa que teria feito a imagem foi o frei Agostinho de Jesus, discípulo de frei Agostinho da Piedade, porque o tipo de escultura é o mesmo”, esclarece. Frei Agostinho de Jesus se ocupava em moldar, na argila, piedosas imagens da Imaculada Conceição. Eram pequenas e se destinavam a oratórios domésticos.

O material em que foi confeccionada é a terracota, um tom marrom, não tão escuro como se vê hoje. Não se sabe ao certo quanto tempo a imagem passou dentro do Rio Paraíba do Sul. Há quem diga que ela era uma imagem branquinha e, pelo tempo no rio e pela fumaça das velas no oratório, tenha ficado mais enegrecida.

O missionário redentorista, padre Lucas Emanuel, enaltece a beleza do mistério de Deus revelada na cor negra da imagem. “Olhemos como Deus está atento às nossas realidades. A imagem apareceu no momento em que havia muitos negros escravos, o que significa que Deus não concorda com a escravidão e quer que todos nós tenhamos dignidade e liberdade.”

Ouça toda a explicação, que foi ao ar no 'Com a Mãe Aparecida' de sábado:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.