Notícias

A imagem de Nossa Senhora Aparecida sempre foi negra?

Escrito por Beatriz Nery

12 OUT 2023 - 05H05 (Atualizada em 12 OUT 2023 - 08H18)

Thiago Leon

Ao celebrar a Festa da Padroeira, relembramos muitos fatos de sua história e sua forte devoção por todo o Brasil, que com o passar dos anos, tornou-se cada vez maior.

Apesar da fé de seu povo e de muitas graças serem obtidas por meio de sua intercessão, muitas dúvidas também surgem sobre a Mãe de Deus, a Mãe Aparecida, assim como a dúvida recebida pelo “Religião também se aprende”, que vem de Guarulhos, do ouvinte Fabricio Lima.

Seu questionamento é sobre Nossa Senhora Aparecida: Afinal, qual é a sua cor, branca ou negra?

Segundo este infográfico criado pelo site do Santuário Nacional, de acordo com a historiadora Tereza Pasin, a imagem de Nossa Senhora Aparecida teria sido esculpida por volta do ano de 1600.

“A provável pessoa que teria feito a imagem foi o frei Agostinho de Jesus, discípulo de frei Agostinho da Piedade, porque o tipo de escultura é o mesmo”, esclarece.

Frei Agostinho de Jesus se ocupava em moldar, na argila, piedosas imagens da Imaculada Conceição. Eram pequenas e se destinavam a oratórios domésticos.

Leia MaisMaria é medianeira de todas as graças?

O material em que foi confeccionada é a terracota, um tom marrom, não tão escuro como se vê hoje. Não se sabe ao certo quanto tempo a imagem passou dentro do Rio Paraíba do Sul.

Há quem diga que ela era uma imagem branquinha e, pelo tempo no rio e pela fumaça das velas no oratório, teria ficado mais enegrecida.

O missionário redentorista padre Lucas Emanuel enaltece a beleza do mistério de Deus revelada na cor negra da imagem.

Olhemos como Deus está atento às nossas realidades. A imagem apareceu no momento em que havia muitos negros escravos, o que significa que Deus não concorda com a escravidão e quer que todos nós tenhamos dignidade e liberdade.”

Ouça toda a explicação, que foi ao ar no 'Com a Mãe Aparecida':

:: Vamos juntos viver esta grande festa? Acompanhe as celebrações de forma presencial ou pelas transmissões nas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e YouTube), pela Rede Aparecida de Comunicação (A12, Rádio, TV), e Aplicativo Aparecida.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...