A PADROEIRA DOS MÚSICOS,
SANTA CECÍLIA CULTIVAVA EM SEU DIA A DIA UMA AMIZADE ESPECIAL.

Um anjo, fiel protetor, era sua companhia e parceria nos cantos constantes em louvor a Deus.

A presença do anjo pôde ser constatada pelo seu esposo, Valeriano, que um dia chegou a sua casa e viu Cecília rezando e ao seu lado, o anjo da guarda. Essa visão resultou na conversão de Valeriano.

Cecília viveu com alegria o seu amor a Deus, decidindo ainda muito jovem ser esposa de Cristo, jurando virgindade perpétua.

Entre seus louvores está um trecho bíblico que, de acordo com as atas do seu martírio, Cecília entoou como hino de amor a Deus durante os festejos do seu casamento: 

“Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida” (Sl. 118, 80)

Historicamente não consta que Cecília tocasse algum instrumento musical, porém uma interpretação das atas do seu martírio, referente ao texto “Cantantibus ou canentibus organis...”, foi traduzida para “Cecília cantando com acompanhamento de órgão”, levando os artistas do período renascentista, representar Santa Cecília com um instrumento musical nas mãos.  

O que é importante destacar é que mesmo não sendo certo que Cecília tocasse algum instrumento, os seus louvores a Deus e seu testemunho do evangelho tocaram muitas pessoas, levando-as a conversão, por isso é celebrada como Padroeira dos Músicos.

O seu compromisso com Deus foi tão fiel a ponto de preferir o caminho do martírio, após as autoridades romanas descobrirem que era Cristã. Cecília foi presa no banheiro de sua casa para morrer por asfixia pelos vapores d’água. Sua fé e confiança em Deus permitiram que ela passasse um dia e uma noite inteiros nesse ambiente, sem que lhe acontecesse nenhum mal.

O prefeito romano ordenou então que Cecília fosse decapitada imediatamente. Preparando-se para o acontecimento ela ajoelhou-se, expôs o pescoço e sorridente esperou o golpe. O carrasco deu-lhe três golpes de espada, sem, entretanto conseguir degolá-la.

Mortalmente ferida, Cecília ficou no chão por três dias, durante os quais animou os cristãos que foram vê-la a não renegarem a fé. Os soldados pagãos que presenciaram tudo se converteram.

Durante o tempo em que ficou ali, pediu os Sacramentos que imediatamente foram ministrados pelo próprio Papa, que lhe concedeu a Eucaristia e a Extrema Unção.

Ao Papa Cecília também entregou todos os seus bens, com o pedido de distribuí-los entre os pobres. Outro pedido foi transformar a sua casa em igreja, o que o Papa fez logo depois da sua morte.

No terceiro dia, Cecília, percebendo a chegada da morte fez o seu último ato de fé: mostrando o polegar de uma das mãos e três dedos da outra, reafirmando assim sua crença em Deus Uno e Trino.

O corpo de Santa Cecília ficou muito tempo escondido, sem que soubessem o local do seu jazigo. Uma aparição de Cecília ao Papa Pascoal I (817-824) trouxe uma indicação para que encontrassem o caixão de cipreste, que guardava as preciosas relíquias da Santa.

O corpo foi encontrado intacto nas catacumbas romanas e na mesma posição em que tinha sido enterrado. Ao lado da Santa acharam os corpos do seu marido Valeriano e do seu cunhado Tibúrcio. 

Em 1599 por ordem do Cardeal Sfondrati foi aberto novamente o túmulo de Santa Cecília, e o corpo estava da mesma forma descrita pelo Papa Pascoal.

O escultor Stefano Maderno foi chamado para reproduzir fielmente as dimensões e a posição do corpo como havia sido encontrado.

A estátua encontra-se na Igreja de Santa Cecília em Trastevere em Roma (IT), onde também estão os restos mortais da Santa.

CRÉDITO
TEXTO :: MARÍLIA RIBEIRO (Portal A12)
ARTE|DIAGRAMAÇÃO :: MARIELI BORGES (Portal A12)
FONTE DE PESQUISA

*Filhos da Paixão
*Arautos do Evangelho Ponta Grossa (PR)
*SGARBARBOSA, Mario e GIOVANNINI, Luigi – Um santo para cada dia, São Paulo: Paulus, 1983, 9ªed.
*Padre Paulo Ricardo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.