ANO LITÚRGICO A

Hoje, 18 de Fevereiro de 2026   Abrir calendário

Cor Roxo

Quarta-Feira de Cinzas

Primeira Leitura
Salmo
Evangelho
Homilia
Meditação


A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Que este rico tempo quaresmal, que hoje estamos iniciando, prepare-nos e leve, para dentro do coração de nossa fé, o mistério pascal de Cristo em sua paixão-morte-ressurreição.

Tempo de penitência sim, mas que Deus, já por sua Palavra, prefere que o vivamos como tempo sobretudo d’Ele, de seu especial amor, como sugere o canto popular: “é grande o nosso pecado, porém é maior o teu coração”! Sim, “vós tendes compaixão de todos e não rejeitais nada que criastes”, nem a nós pecadores em nossas rebeldias.

Sim, Deus quer conversão. Deseja-nos em sempre maior comunhão de vida consigo. Quer-nos, porém, inteiros, a partir daquilo que de fato nos define, que é o coração: “voltai para mim com todo o vosso coração... rasgai o coração e não as vestes”. Sim, um coração sempre mais parecido com o seu, e que Ele quer cativar: “Ele é cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o pecado”.

E nos alerta para que não nos contentemos com o pouco, o mesquinho, o transitório. Ele nos criou para muitíssimo mais. Que não nos deixemos iludir e, muito menos, que não busquemos provocar a ilusão do aplauso dos outros com nossas aparências, que podem ser tão enganadoras.

Não busquemos ser vistos e aplaudidos nas orações, jejuns e esmolas. Na mais profunda sinceridade, que não nos enganemos nem a nós mesmos: “quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita”.

Busquemos valorizar tão somente o que somos em nosso mais íntimo, o coração, o qual só Ele e nós mesmos conhecemos. Se nossa identidade-coração é podridão, mas da qual queremos nos livrar, que maior presente podemos dar ao nosso Deus, ávido de nos ter consigo? “Voltai para mim com todo o vosso coração”! É riqueza? Também lhe ofertemos, sem dúvida, quererá fazê-la crescer.

Para ser mesmo tempo de Deus, é necessário que seja igualmente de seu querido ser humano, tempo de fraternidade. Assim, iniciamos hoje, também, a Campanha da Fraternidade, Fraternidade e moradia: “E veio morar entre nós” (Jo 1,14).

Não contente de nos ter falado incansavelmente pelos profetas, e diante de nossa surdez de coração, vem nos falar pelo Filho e encarnado, visível e palpável. Enquanto Ele vai nos dando sobrevida na terra, tempo em que, de repente, poderemos acordar, Ele não desiste de tentar nos conquistar. Vivamos esse tempo sobretudo d’Ele, quando seu coração de Pai se põe como que a gritar ao nosso coração, tentando cativá-lo para si: “voltai para mim com todo o vosso coração”!

Pe. Domingos Sávio, C.Ss.R




Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Fazer a assinatura de qualquer produto Deus Conosco é muito simples


Clique no link abaixo e veja todas as informações para assinar os produtos:
 FOLHETOS DEUS CONOSCO;
• DEUS CONOSCO TRADICIONAL;
• DEUS CONOSCO LETRAS GRANDES E
• CELEBRAÇÃO DA PALAVRA.


Fazer a assinatura de qualquer produto Deus Conosco é muito simples


Clique no link abaixo e veja todas as informações para assinar os produtos:
 FOLHETOS DEUS CONOSCO;
• DEUS CONOSCO TRADICIONAL;
• DEUS CONOSCO LETRAS GRANDES E
• CELEBRAÇÃO DA PALAVRA.


Assine