Por Padre José Luis Queimado, C.Ss.R. Em Igreja Atualizada em 26 MAR 2019 - 11H44

A12.com: A história de um Portal de Internet

topo_aniversario_a12

Quem já leu contos de fadas ou já assistiu a filmes de ficção científica ou de aventuras se lembrará com facilidade dos portais mágicos. Eles são passagens que ligam dois mundos paralelos. Ao atravessá-los, o personagem sai de sua realidade presente e, instantaneamente, encontra-se num mundo completamente diferente do seu, no tempo e no espaço. É encantadora e charmosa essa ideia de teletransportar-se, mas ainda está muito longe de ser possível a desmaterialização/materialização do ser humano. No entanto, com o advento do mundo digital, o portal mágico encontrou o seu lugar no reino das metáforas; e veio para ficar!

O desejo de concentrar grande quantidade de conteúdo num endereço comum na Internet, facilitando o acesso dos internautas, fez com que surgisse a ideia de portal. Assim como nos contos e na ficção, trata-se de uma passagem que leva o internauta a vários mundos dentro da “web”.

 

Acompanhe os vídeos especiais de 5 anos do portal A12.com -www.a12.com/5anos

E é nesse mundo que se situa o Portal A12.com, o “portal de boas notícias!”. O Portal A12 surgiu devido à necessidade de organização dos diversos meios virtuais usados pelos locais de atuação pastoral dos missionários redentoristas da Província de São Paulo. O Santuário Nacional, a Fundação Nossa Senhora Aparecida e a Província Redentorista de São Paulo possuíam cada um o seu próprio website, com uma bagagem grande de conteúdo. No entanto, a comunicação entre as linguagens digitais dessas instituições era muito precária. Foi aí que, a partir do Santuário Nacional, nasceu a ideia de organizar todo o conteúdo produzido pelas três instituições, direcionando-o a uma só “url” na Internet. Para isso, havia a necessidade de comprar um domínio (endereço exclusivo). Pensou-se, então, no domínio www.a12.com, que continha o “A” de Aparecida e o “12” da festa da Padroeira.

Inicialmente o Portal A12 começou a ter os seus primeiros acessos a partir de 01 de abril de 2010, data de seu lançamento. Nessa época, quem estava à frente do portal era a gerente de comunicação institucional do Santuário Nacional, Flávia Gabriela.

Tendo em vista grandes eventos que se aproximavam, a Província de São Paulo se prontificou em enviar um de seus missionários para coordenar a nova empreitada. O padre Ronival Benedito dos Reis, que acabara de chegar de um trabalho de anos nos Estados Unidos, passou a ser o primeiro diretor executivo do Portal A12. Todavia, não se dedicava exclusivamente a esse trabalho, pois morava em São Paulo e desenvolvia outros trabalhos missionários. Sentindo as urgências apertarem, no início de 2012, o Santuário Nacional disponibilizou um espaço em suas dependências para que a primeira equipe totalmente dedicada à Internet pudesse trabalhar e expandir o projeto, e assim também agiu o provincial redentorista da Província de São Paulo, enviando dois missionários para trabalharem exclusivamente nesse ramo da Internet.  

No começo de 2012, o padre Evaldo César tomou a frente da diretoria executiva do portal e o frater Daniel Antonio se tornou o diretor de projetos. Com o aumento do número de internautas que acessavam o Portal diariamente, fidelizando-se ao seu conteúdo, mais uma necessidade se apresentou: a reformulação de todo o seu design e da migração para uma linguagem de programação mais moderna.

 

a12.com/5anos

Lembramos que, no começo de 2013, o então Ir. José de Lima Torres substituiu o já então padre Daniel Antonio na direção de projetos. Com um novo site em mãos, marcou-se o dia 08 de setembro de 2013 para ser a data do renascimento do portal.

Enfim, depois de todos esses passos dados, o Portal A12 cresce a cada dia, sendo, hoje, o segundo maior portal católico do Brasil. Em números, o portal recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano, com mais de 37 milhões de páginas acessadas. No começo de 2015, o padre Evaldo dá lugar ao padre José Luís Queimado na direção executiva, e o padre Helder José substitui o padre José de Lima Torres na direção de projetos. Desde o seu relançamento em 2013, o A12 investe na produção de conteúdo próprio de formação e informação.

Com uma equipe de 15 colaboradores diretos e algumas dezenas de voluntários, esse é um departamento que tende cada vez mais ao crescimento e à inovação. No endereço do portal, aglutinam-se os cinco grandes sites das mantenedoras (Santuário Nacional, TV Aparecida, Rádio Aparecida, Editora Santuário e Redentoristas), além de outros 32 sites (canais). Atravessando um portal, o internauta pode chegar a variados mundos paralelos, assim como na ideia mítica original do termo. Ao acessar o nosso portal, hoje, o internauta encontra desde informações sobre os acontecimentos mais importantes no Santuário Nacional até notícias sobre a Igreja no Brasil e no mundo. Informar e formar, eis o escopo essencial da linha editorial e jornalística dessa plataforma on-line.

Jamais podemos nos esquecer de que o A12.com se trata de um canal de comunicação genuinamente redentorista. Por isso, acreditamos que todos os filhos de Santo Afonso são responsáveis por essa missão. Tornar o portal conhecido e colaborar com o seu conteúdo são premissas imprescindíveis da corresponsabilidade missionária. Que estes cinco anos de existência desse novo microfone da “ágora pós-moderna” possa nos auxiliar na realização do sonho de Santo Afonso: que o redentorista esteja cada vez mais próximo dos novos desafios que o mundo lhe apresenta, tentando colaborar, de alguma forma, com os mais pobres e abandonados, que também estão em peso do outro lado do computador, acessando a Internet!

 

Escrito por
Pe. José Luis Queimado, C.Ss.R. (Arquivo Santuário Nacional)
Padre José Luis Queimado, C.Ss.R.

Missionário Redentorista com experiência nas missões populares, no atendimento pastoral no Santuário Nacional de Aparecida, passou pela direção do A12, fez missão na Filadélfia nos Estados Unidos. Atualmente é diretor editorial adjunto na Editora Santuário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Luis Queimado, C.Ss.R., em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...