Por Redação A12 Em Igreja

Católicos e luteranos preparam celebração dos 500 anos da Reforma em 2017

Como parte das atividades em vista do quinto centenário da Reforma Protestante, em 2017, luteranos e católicos irão promover uma manifestação ecumênica comum em 2016. A atividade com data indefinida compreende a iniciativa que começou ainda em 2013 quando a Comissão de Diálogo Luterano-católico lançou o documento “Do conflito à comunhão”, uma primeira tentativa dos dois interlocutores de descrever juntos, em nível internacional, a teologia de Martin Lutero e as resoluções do Concílio de Trento.

Foto de: FLM.

Reverendo Martin Junge e o Cardeal Koch (Credito LWF S)

Pastor Martin Junge e Cardeal Kurt Koch posam com documento “Do conflito à comunhão”. 

 

A iniciativa também celebra os 50 anos do diálogo ecumênico entre a Federação Luterana Mundial (FLM) e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos (PCPCU).

Envolvido nessas atividades está o presidente do Pontifício Conselho, o cardeal Kurt Koch. A respeito da celebração conjunta o cardeal manifestou a alegria pela primeira comemoração ecumênica mundialmente.

“Se ainda hoje luteranos e católicos se focam juntos na centralidade da questão de Deus e do cristocentrismo, então, uma comemoração ecumênica da Reforma se torna possível e não só no sentido pragmático, mas também no sentido profundo da fé no Cristo crucificado e ressuscitado, que Lutero fez novamente resplandecer. ‘Nessa ocasião – como disse o papa Francisco –, luteranos e católicos terão a possibilidade, pela primeira vez, de compartilhar uma mesma comemoração ecumênica em todo o mundo, não na forma de uma celebração triunfalista, mas como profissão da nossa fé comum no Deus Uno e Trino’. É essa a tarefa que temos pela frente hoje e que só podemos enfrentar juntos”, disse em nota no site da FLM.

Para o secretário-geral da FLM, pastor Martin Junge, um dos princípios aos quais a FLM se atém na celebração do jubileu da Reforma é o da “responsabilidade ecumênica”.

“Estamos contentes com essa ocasião para poder refletir sobre o aprofundamento do diálogo com a Igreja Católica Romana, que está em curso há muito tempo, e por poder planejar uma manifestação comum na expectativa do jubileu da Reforma de 2017”, assinalou.

A divulgação da atividade ocorreu na expectativa da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrada na Europa na semana passada (no Brasil a mesma semana é celebrada em junho).

A manifestação conjunta de 2016 irá destacar os sólidos desenvolvimentos ecumênicos entre católicos e luteranos, ilustrados no relatório comum do documento lançado em 2013. O documento cita os pontos teológicos polêmicos da Reforma no século XVI e traça os seus progressos ecumênicos. Contém ainda cinco imperativos ecumênicos para o diálogo e o testemunho comum. O documento também é a base para a elaboração comum de materiais litúrgicos que se pretende propor tanto para as dioceses católicas, quanto para as Igrejas regionais de todo o mundo.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...