Por Polyana Gonzaga Em Brasil

Especialista fala sobre diagnóstico e prevenção do câncer de mama

Neste mês de outubro diversos monumentos em todo o mundo se iluminam de rosa – chamado Outubro Rosa - para assinalar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

Em entrevista ao A12.com, a médica oncologista, Drª. Letícia Carvalho Neuenschwander, afirmou que o câncer de mama é uma doença com alto potencial de cura se diagnosticado precocemente.

cancer de mama 620

A12.com - Ainda nos dias de hoje, o primeiro diagnostico de neoplasia de mama acontece tardiamente?

Drª. Letícia Carvalho - O câncer de mama é o tumor mais frequente entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente no mundo, correspondendo a 22% dos casos novos de câncer a cada ano.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Isso acontece devido à falta de informação de algumas mulheres e à dificuldade de acesso a médicos especialistas e a exames de rastreamento como mamografia e ultrassom das mamas.

A12.com - Qual a importância de iniciativas de valorização e conscientização da sociedade como o Outubro Rosa?

Drª. Letícia Carvalho - O câncer de mama é uma doença com alto potencial de cura se diagnosticado precocemente. Campanhas de conscientização da população sobre o tema são extremamente importantes para orientar as mulheres e ensinar as formas de prevenção e diagnóstico precoce.

 

"O câncer de mama é uma doença com alto potencial de cura se diagnosticado precocemente".

A campanha é importante para orientar também que apesar de raro, homens podem ser acometidos pela doença, devendo ser orientados sobre sinais de sintomas relacionados ao câncer de mama.

A12.com - Quais as principais formas de prevenção do câncer de mama?

Drª. Letícia Carvalho - As principais formas de prevenção do câncer de mama baseiam-se em hábitos saudáveis de vida e diagnóstico precoce da doença.

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática de atividades físicas, é uma recomendação básica para se prevenir o câncer de mama, além de evitar álcool em excesso e tabaco.

Exposições hormonais podem aumentar o risco de desenvolver o câncer de mama e devem ser sempre discutidas com o ginecologista ou mastologista. Procure seu médico para orientações.

A12.com - Quais os tratamentos disponíveis?

Drª. Letícia Carvalho - Existem diversos tipos de tratamentos para o câncer de mama, podendo citar a cirurgia (que pode ser a retirada total ou parcial das mamas), quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia.

A decisão do tratamento a ser instituído em cada paciente irá depender da idade da mesma, tamanho do tumor, presença de metástases (células do tumor presentes em outros órgãos) entre outros. O medico especialista ira definir qual o melhor tratamento para cada caso.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...