Por Valquíria Vieira Em Igreja

Segundo Congresso Nacional Católico Digital terá a família como tema central

De 09 a 13 de novembro acontecerá a segunda edição Congresso Nacional Católico Digital (Conacat), dessa vez o tema será “Sempre Família”.

conacat_2015

Sempre no período da noite os participantes do Congresso poderão conferir as palestras que irá abordar diversas questões sobre o tema geral.

Mais de 25 voluntários, palestrantes católicos de vários estados do país, irão se revezar na tarefa de ajudar - por meio de suas colocações - os inscritos no Conacat a encontrarem um caminho para viver em paz e proteger suas famílias de todo perigo aos valores cristãos.

O A12.com conversou com o organizar do Congresso, Wagner Moura, que falou mais detalhes sobre esse evento digital.

A12 - Qual será o formato do Congresso?

 

"...todos que estiverem inscritos poderão assistir às orientações de nossos palestrantes que, voluntariamente, se dispõe a partir de seu ambiente familiar dividir conosco experiências e reflexões da caminhada católica que podem ajudar muito quem precisa de conselhos, de uma luz para enfrentar problemas de família".

Wagner - O Conacat é um evento que acontece a partir da internet e na internet. O foco é verdadeiramente o continente digital que, como dizem os Pontifícios Conselhos da Comunicação e da Cultura, precisa ser evangelizado a partir de suas próprias realidades. É pela internet que eu contato os palestrantes, é pela internet que eles me enviam suas palestras e é ainda nesse ambiente digital que tudo é exibido na semana programada para quem estiver inscrito no evento.

Este ano as palestras vão acontecer durante 5 noites, a partir do dia 9 ao 13 de novembro. Nesse período a programação é gratuita, todos que estiverem inscritos poderão assistir às orientações de nossos palestrantes que, voluntariamente, se dispõe a partir de seu ambiente familiar dividir conosco experiências e reflexões da caminhada católica que podem ajudar muito quem precisa de conselhos, de uma luz para enfrentar problemas de família.

Este ano vamos contar novamente com a participação do padre Joãozinho, scj. que atualmente é o 1º conselheiro provincial dos dehonianos da Província Brasil São Paulo e teremos pela primeira vez a participação do Frei Rogério Soares, provincial da Ordem Mercedária.

A12 – Como os interessados podem participar?

Wagner - Durante a semana de 9 a 13 de novembro o evento é gratuito. Porém, para aqueles que desejarem rever as palestras quantas vezes quiserem vamos vender o acesso a nossa área de membros. Trata-se de uma parte do site que só é acessível a quem adquirir o pacote de mais de 25 palestras pelo valor promocional de R$57,00. Mas, gosto sempre de ressaltar, a compra do acesso à área de membros é opcional. Para participar do Conacat e assistir às palestras durante a semana do evento não é necessário pagar.

As inscrições começaram na quinta-feira, 15 de outubro, e terminam no primeiro dia do evento. E devem ser feitas por meio do site www.catolicoemrede.com.br no qual o participante precisa deixar apenas um email no local indicado. Há um vídeo no site em que eu mesmo explico como fazer a inscrição.

A12 - Quais motivos conduziram a realização dessa segunda edição?

Wagner - Eu vou ser pai pela segunda vez! Meu primeiro filho homem vai nascer em fevereiro e a chegada dessa nova criança na família me fez desejar mais informações sobre ser família. Buscando essas informações eu percebi que poderia reunir um grupo de amigos na segunda edição do Conacat para tratar justamente do tema família! E assim foi feito. Além disso, estamos também inspirados pelo Sínodo das Famílias no qual a Igreja reflete temas pertinentes. Posso dizer que esses dois eventos contribuíram para a decisão de fazer um Conacat sobre família.

A12 - Com base na realização da primeira edição do Conacat qual a expectativa para a segunda?

 

"...minha expectativa é sempre a de possibilitar a todos os participantes uma transformação pessoal, uma reflexão para ajustar as coordenadas do caminho que trilhamos por aqui nesta vida única e preciosa que Deus nos deu.

Wagner - No primeiro Conacat nosso tema foi a Cultura do Encontro proposta pelo Papa Francisco. Ano passado contamos com 3.800 inscrições online e considero que foi um sucesso uma vez que o tema não era assim tão conhecido, o que fazia com que a divulgação ficasse mais restrita àqueles interessados em comunicação, artes, juventude e política, campos que abordamos no ao passado. Assim, ao propormos um tema mais amplo como é a questão da família, eu acredito que vamos superar esse número de inscrições! Independente dos números minha expectativa é sempre a de possibilitar a todos os participantes uma transformação pessoal, uma reflexão para ajustar as coordenadas do caminho que trilhamos por aqui nesta vida única e preciosa que Deus nos deu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...