Por Valquíria Vieira Em Notícias

20 anos da RCR: Frei Romanini e Padre William falam da comemoração

rcr_20_anosA RCR (Rede católica de Rádio) completou nesse mês de julho 20 anos de existência. Desde 1994 motivada pelo espírito de comunhão e partilha a RCR visa contribuir para a educação, cultura e cidadania, sempre agindo com lealdade aos ensinamentos evangélicos.

O A12.com conversou com o atual presidente da RCR, Frei João Romanini, e com o segundo vice-presidente Padre William Betônio, que falaram sobre a comemoração desses 20 anos, os desafios futuros, o papel do veículo rádio na evangelização e o trabalho com Rádio Aparecida.

A12 - Nesses 20 anos o que a RCR tem de mais importante para comemorar?

Frei Romanini - O que mais temos que comemorar, em primeiro lugar é a consolidação da RCR. Graças aos fundadores visionários da época que anteciparam este grande projeto nacional de comunicação. E que serve de mote para outras tantos projetos de igreja.

Outro grande motivo para comemorar é a grade de programação da RCR, Jornal Brasil Hoje, Com Mãe aparecida, Igreja no Rádio, Palavra da CNBB, Plantão RCR, e todos os programas regionais das Bases Geradoras. Celebramos nestes 20 anos a união do rádio católico no Brasil. Construímos uma rede solida e reconhecida nestes 20 anos e formamos a maior rede de Rádios do Brasil.

Padre William - Podemos considerar como conquista a união de centenas de emissoras católicas unidas que podem partilhar das informares e dos conteúdos gerados pelas RCR. Atualmente são 7 as bases geradoras que fornecem conteúdos diversos para as Rádios da Rede Católica. Destaco também a modernização e ampliação do site, a parceria com as rádios na geração de streaming e o lançamento do aplicativo para mobile.

 A12 – Para o futuro, quais os desafios a RCR deve enfrentar?

Frei Romanini - Um dos grandes desafios é a sustentabilidade do rádio como um todo. E consequentemente o Rádio Católico no Brasil. O impacto de mídias diversas, vem abalando o mercado publicitário do Rádio, que vive exclusivamente destes recursos para se manter.

A Inovação na linguagem do rádio, este é outro grande desafio, como fazer um rádio em tempos de mudanças rápidas? É uma questão que temos cada vez mais discutir e inovar. E consequentemente a mensagem cristã e do evangelho e dá nossa igreja, cada vez mais deverá permear nesse universo de mudanças comunicacionais.

Outro grande desafio é a migração do rádio AM para o FM, e como as rádios brasileiras e católicas irão mudar, não basta somente colocar o áudio FM o que irá impactar mesmo a mudança e a produção de seu conteúdos, este é a grande tarefa da RCR para os próximos anos.

 

"Podemos dizer que uma das força atuais da Rádio Aparecida está na RCR pois conseguimos levar a Consagração a Nossa Senhora Aparecida e também a missa direto do Santuário Nacional diariamente para centenas de rádios espelhadas pelo Brasil". Padre William

A12 - Como podemos analisar o papel do rádio e, no caso da RCR na evangelização?

Frei Romanini - Acredito que temos dois tempos de evangelização, o anterior ao Satélite, e o pôs-Satélite onde a RCR surgiu.   E depois surgiram as redes sociais e outras tantas redes. A RCR motivou que outras emissoras regionais fossem construídas, com o propósito de comunicar a igreja. Portanto a Voz da igreja passou a ser mais ouvida, mais difundia e também passou a ser de alguma forma, também mais organizada e na busca conjunta de soluções, seja do ponto de vista administrativo, operacional, de conteúdos, que no nosso caso é um conteúdo evangelizador. O rádio sempre será, mesmo com os avanços, a forma mais imediata de chegar às pessoas.

Padre William - O rádio é um dos meios de comunicação mais eficazes mesmo neste tempo digital. A maioria das emissoras de rádio da Igreja atende um público fiel ao velho e tradicional rádio, por isso a parceria entre essas emissoras é fundamental. No entanto, a RCR já pensa também nos novos formatos de evangelização através da internet.

 

"A Rádio Aparecida é uma parceira inigualável nos processos de organização da comunicação da Igreja no Brasil..." Frei Romanini

A12 – Qual o papel da Rádio Aparecida no trabalho da RCR?

Frei Romanini - A Aparecida teve um papel fundamental na história da RCR, primeiramente pelo fato de ser uma das emissoras com poder missionário bem claro, e com a força dos Redentoristas, que tem este aspecto missionário e comunicacional. E por ser a geradora de conteúdos da RCR, como o Jornal Brasil Hoje, Com a Mãe Aparecida , plantão RCR entre outros. A Rádio Aparecida é uma parceira inigualável nos processos de organização da comunicação da Igreja no Brasil, e creio que as demais geradoras são gratas a equipe de trabalho da Aparecida por ajudar a divulga o evangelho pelo Rádio.

A12 - Qual a importância da RCR para a Rádio Aparecida?

Padre William - A Rádio Aparecida esteve presente desde o inicio, na criação da RCR. Por isso, é a base geradora mais antiga e que no momento gera a maior parte da programação da RCR via satélite para todo o Brasil. Podemos dizer que uma das força atuais da Rádio Aparecida está na RCR pois conseguimos levar a Consagração a Nossa Senhora Aparecida e também a missa direto do Santuário Nacional diariamente para centenas de rádios espelhadas pelo Brasil.

Conheça mais sobre a RCR:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...