Por Pe. Evaldo César de Souza, C.Ss.R. Em Liturgia

Advento: tempo de preparação para o Natal

Advento é uma palavra latina que significa aproximar-se, vir chegando aos poucos. Durante as quatro semanas do Advento a gente se prepara para o Natal. No Advento ouvimos as vozes sempre atuais dos profetas bíblicos, anunciando a vinda do Messias. Também ouvimos a voz de João Batista e do próprio Jesus anunciando a proximidade do Reino de Deus. 

Coroa do Advento

Tempo do Advento é próprio do Ocidente. Foi instituído para que os fiéis se preparassem para a celebração do Natal, mas em pouco tempo adquiriu também um significado escatológico: de fato, recorda a dupla vinda do Senhor, isto é, a vinda entre os homens e a vinda no final dos tempos. 

 

"O Advento é tempo de alegre expectativa. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes..."

O Advento é tempo de alegre expectativa. O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado. 

Origem do Advento 

Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal. No final do século IV na Gália (atual França) e na Espanha tinha caráter ascético com jejum abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma (quaresma de S. Martinho). Este caráter ascético para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecúmenos para o batismo na festa da Epifania. Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor. Só após a reforma litúrgica é que o Advento passou a ser celebrado nos seus dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das 4 semanas. 

Teologia do Advento 

O Advento recorda a dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no caráter missionário da vinda de Cristo. Jesus que de fato se encarna e se torna presença salvífica na história, confirmando a promessa e a aliança feita ao povo de Israel. Deus que, ao se fazer carne, plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15) . O Advento recorda também o Deus da revelação, Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. O caráter missionário do Advento se manifesta na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da missionariedade de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus. 

 

"O caráter missionário do Advento se manifesta na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo". 

Espiritualidade do advento 

Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus! 

O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (1Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições. 

O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, "lutando até o sangue" contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra. 

Colunista - Padre Evaldo César

8 Comentários

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JOSÉ DOMINGOS DA SILVA comentou:

Que a Paz esteja com todos vocês,e o amor de Maria ilumine-os sempre!. Boa tarde Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

luciferreiracardoso comentou:

eu sou catecista com todo prazer e alegria tenho bastente crianças tenho um prjrto de uma capelinha enorme tenho projeto de uma casa de vrllar entiqerido muito especial fiz o projeto estou construindo com o padre valdo de assis santana alem de deus ele e u gia de todos nos da cidade de ouriçangas ba qer igaro decente prestativo educado maravilhoso com o amor e deus trabalha para anossa comunidade igula ningem faz obrigado deus por ter colocadao ete grade padre eo ouriçangas saõ comentario da e

mariacelia comentou:

A espiritualidade do advento , esperanças sou Catequista amei a forma do conhecimento tb para a iniciação a vida Cristã catequese obrigada

Monica Dos Santos comentou:

Bom!

Beatriz Silva comentou:

Excelente site para trabalhos de Catequese

Beatriz Silva comentou:

Gostei muito do site,parabéns a quem o fez

Irmã Ercy comentou:

Excelente conteúdo sobre o advento e de fácil linguagem, Todas pessoas podem entender. Apresentar um pouco do histórico é sempre bom e oportuno para nos situar no tempo histórico da Igreja. ..

JOSE GOMES DE MORAES comentou:

MISSA QUARTO DOMINGO DO ADVENTO

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Por Pe. Evaldo César de Souza, C.Ss.R., em Liturgia

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