Notícias

Meu pai morreu de Covid-19 sem a unção dos enfermos. Ele vai para o inferno?

Escrito por Beatriz Nery

26 JAN 2021 - 10H32 (Atualizada em 11 FEV 2021 - 10H14)

Shutterstock

Ouça o podcast ou, se preferir, leia:


A ouvinte Amanda Silvério Lopes, de Três Corações (MG), se sente culpada por não ter conseguido realizar a unção dos enfermos a tempo em seu pai, que foi internado com Covid-19 e faleceu logo depois. “Isso pode atrapalhar, de alguma forma, a salvação da alma dele?”

A recepção da unção dos enfermos não é necessária e único exclusivo meio para a salvação, mas não se deve prescindir voluntariamente desse sacramento.

“Se é possível, tente recebê-lo, porque o contrário seria rejeitar um auxílio de grande eficácia para a salvação”, afirma Pe. Carlinhos, reitor do Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá. “Privar um doente dessa ajuda é um pecado grave. Num caso de morte súbita ou como no caso da ouvinte, que não pôde chegar a tempo, e com a situação atual que estamos vivendo com a Covid-19, que exige isolamento, nós confiamos e acreditamos no amor e na misericórdia de Deus, que acolhe o nosso irmão e irmã utilizando de outros meios e caminhos que é próprio de Deus agir, porque a única vontade de Deus é nos resgatar e nos salvar, e não condenar.”

O que é a Unção dos Enfermos?

A unção dos enfermos é um sacramento instituído por Cristo, apresentado no Evangelho de São Marcos e que ficou famoso diante do uso pelo apóstolo São Tiago. É administrada ungindo o doente na testa e nas mãos, falando-se a seguinte oração:

“Por essa santa unção, e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor vem em teu auxílio, e com a graça do Espírito Santo, para que liberte dos teus pecados ele te salve, e pela Sua bondade, alivie seus sofrimentos. Amém”.

Leia MaisQuem pode receber o Sacramento da Unção dos Enfermos?A Unção dos Enfermos é só para pessoas à beira da morte?Quem pode receber o sacramento da Unção dos Enfermos?Visitar os enfermos: o Sacramento da Unção dos EnfermosQuem pode ministrar a Unção dos Enfermos?

O ministro desse sacramento é unicamente o sacerdote, o bispo ou presbítero. Os fiéis, em particular os familiares e os amigos, devem animar os doentes a chamar o sacerdote para receber a unção.

Quem recebe o sacramento?

Qualquer pessoa batizada, que se encontre em perigo de vida devido uma doença grave, ou por velhice acompanhada de avançada debilidade senil pode receber a unção dos enfermos. Não podem receber os defuntos.

:: Tire suas dúvidas religiosas clicando aqui!


🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...