Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 12 DEZ 2019 - 14H25

Lançado livro "Intercâmbio de dons" com textos do Papa e líderes de outras Igrejas

Reprodução
Reprodução


O diálogo ecumênico
“não é apenas uma troca de ideias. De algum modo, é sempre um intercâmbio de dons”, assim escrevia S. João Paulo II na sua Carta Encíclica Ut Unum Sint, de 1995. “Intercâmbio de dons” é o título escolhido pela Livraria Editora Vaticana para a original coleção de textos do Papa Francisco, com um escrito inédito e o prefácio de líderes de outras Igrejas e Comunidades eclesiais cristãs. A obra foi lançada na Feira do Livro de Frankfurt em outubro, e em Roma, o lançamento dos dois primeiros volumes foi realizado no Palácio Rovere, sede da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

Nossa Terra Mãe, leitura cristã do desafio do ambiente

Leia MaisPapa explica quais as três dimensões do ecumenismo “Nossa Terra Mãe, leitura cristã do desafio do ambiente” é o primeiro volume editado pela LEV com certificados que comprovam a correta gestão florestal e a origem dos produtos derivados. Reúne frases, textos, discursos e homilias do Papa Francisco sobre o tema da proteção da criação e sobre a promoção de uma vida digna para todo homem.

No prefácio Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla, evidencia a ligação existente entre o diálogo ecumênico e o cuidado do ambiente. “Junto com o ecumenismo do diálogo entre as várias confissões cristãs e o ecumenismo do martírio compartilhado pelas vítimas da discriminação e das violências religiosas – escreve o Patriarca – há o ecumenismo do ambiente que enfrenta as mudanças climáticas globais e traz consigo implicações e consequências de grandes dimensões para todo o nosso planeta e os seus habitantes”.

O texto inédito do Papa Francisco

O texto inédito do Papa Francisco, “Uma grande esperança”, é um convite a “rever nossos estilos de vida, os nossos critérios de julgamento, os valores nos quais fundamentamos nossas escolhas”. O Pontífice que considera a ecologia como “a ecologia do homem e de toda a criatura, não só uma parte dela”, propõe um caminho centralizado em quatro palavras: “dom, arrependimento, oferta, fraternidade”, que indicam também um percurso “de cura da necessidade de posse, do poder, do abuso na direção do compartilhamento, colaboração e respeito”.

A oração. Respiro de uma nova vida

O livro “A oração. Respiro de uma nova vida”, tem o prefácio escrito pelo Patriarca de Moscou Kirill. A oração, recorda Kirill, “une o homem com os outros, com seus irmãos e irmãs na fé, pelos quais eleva aos céus as suas súplicas”. O texto inédito, “Respiro de uma nova vida”, é um convite a rezar ininterruptamente. Francisco oferece muitas imagens ligadas à oração e aos momentos nos quais se reza. A mais sugestiva é uma comparação com o respiro: “Nem sempre temos consciência de respirar, mas não se pode deixar de respirar”.

Edições em 10 línguas

Depois do lançamento em italiano e francês, os dois livros estão sendo publicados em português, inglês, espanhol alemão, chinês, polonês, romeno e húngaro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...