Santo Padre

3 dimensões do ecumenismo, segundo o Papa Francisco

Escrito por Redação A12

21 JAN 2021 - 09H00 (Atualizada em 21 JAN 2021 - 09H49)

Shutterstock papa-francisco (Shutterstock)

O Santo Padre, Papa Francisco, costuma destacar o ecumenismo em três dimensões: o ecumenismo do sangue, o ecumenismo do pobre e o ecumenismo da missão.

Leia Mais3 pontos marcantes analisados por Bartolomeu I sobre a nova Encíclica de FranciscoEm seu discurso diante do Patriarca Neofit, em visita à Bulgária em 2019, Francisco indicou um caminho prático para a unidade dos cristãos pertencentes a diferentes confissões. O Papa ainda recordou que os perseguidores não fazem distinção quando atacam os crentes em Cristo e seus lugares de oração.

Ecumenismo do sangue

Ele relembrou que padeceram sofrimentos por causa do nome de Jesus, em particular durante a perseguição do século passado, além de recordar outros cristãos ao redor do mundo, que continuam sofrendo por causa da fé.

Ecumenismo do pobre

O Pontífice convida a caminhar e dar testemunho, em particular servindo aos irmãos mais pobres e esquecidos, nos quais Ele está presente. É “o ecumenismo do pobre”. Já se pode ser unidos, já se pode caminhar juntos, prescindindo dos diálogos de cúpula e das diferenças teológicas. Pode-se testemunhar o Evangelho ao lado de quem sofre.

Ecumenismo da missão

Está ligado à missão e à comunhão, a exemplo dos Santos Cirilo e Metódio. Pode-se caminhar juntos, buscando anunciar o Evangelho. O Papa insiste, em particular, sobre os jovens: “Como é importante, no respeito pelas respectivas tradições e peculiaridades, ajudar-nos e encontrar modos para transmitir a fé segundo linguagens e formas que permitam aos jovens experimentar a alegria de um Deus que os ama e os chama”.

Fonte: Com informações da Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.