Você já deve ter visto a figura de três animais e um anjo em vitrais de igrejas e outros locais, ou talvez não tenha percebido a existência de um anjo, um touro, um leão e uma águia juntos.
Essas imagens representam os quatro apóstolos evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João, respectivamente.
No livro do Apocalipse, quando o trono de Deus em um culto celeste é mencionado, quatro seres são apresentados.
Leia MaisPor que os anos litúrgicos são divididos em A, B e C?“Diante do trono havia uma espécie de mar límpido, tão transparente como o cristal. No meio do trono e a seu redor estavam quatro seres vivos, cheios de olhos na frente e atrás. O primeiro ser vivo era como um leão; o segundo ser vivo era como um touro; o terceiro ser vivo tinha um rosto como o de homem; o quarto ser vivo era como uma águia em pleno voo”. (Ap 4, 6-7)
É interessante pensarmos nos significados de cada uma dessas imagens, quando ao longo dos primeiros séculos da Igreja, alguns santos fizeram analogia desses animais com os evangelistas.
Mas qual o motivo desses animais serem relacionados com os evangelistas?
Existem razões associadas às particularidades e singularidade de cada um dos autores que escreveu um Evangelho. Vamos te apresentar esses detalhes:
Já que iniciamos um novo ano litúrgico, vamos começar a falar sobre o evangelista deste ano.
arrow_forward São Lucas, autor do Evangelho que acompanhamos no Ano C, é representado pelo Touro, símbolo escolhido por indicar que os animais eram oferecidos em sacrifício no Templo, representando também todo o Sacrifício de Jesus.
Lucas ressalta o caráter sacerdotal de Jesus. Seu livro começa com a visão de Zacarias no templo e termina com os apóstolos indo anunciar a Boa Nova no mesmo local.

arrow_forward São Mateus, cujos relatos acompanhamos em nosso calendário litúrgico do Ano A, é representado por um anjo, ou, no entendimento de algumas pessoas, um homem com asas. Este símbolo se dá pela narração deste Evangelho, por iniciar a partir da Genealogia de Jesus, mostrando-O como Filho de Davi.

arrow_forward São Marcos, autor do Evangelho que acompanhamos nas celebrações do Ano Litúrgico B, é representado pelo símbolo de um leão, que transmite a pregação de João Batista no deserto.
Esta figura faz a analogia do rugido do animal com a pregação imponente de João sobre o Cordeiro de Deus.
O Leão também é o animal que representa o rei dos animais, assim como Cristo, nosso Rei.

arrow_forward São João foi quem relatou o Evangelho que acompanhamos nas Solenidades, nos três anos que dividem nossa Liturgia.
Ele é representado pela águia, animal que foi escolhido por sua profundidade no olhar.
Isso porque João dá início ao seu livro com uma teologia mais profunda, enquanto os demais evangelistas começam a narrar a partir de fatos.
A águia é um símbolo que voa alto e vem de cima até nós, o que podemos comparar com a humanidade de Jesus.

Padre Camilo nos explica mais sobre o significado de cada símbolo no Instagram do Portal A12. Confira!
:: Gostou de saber destas curiosidades?
Compartilhe para que mais pessoas aprendam sobre os Evangelistas!
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.