ANO LITÚRGICO A

Hoje, 07 de Dezembro de 2025   Abrir calendário

Cor Verde

2º Domingo do Advento

Primeira Leitura
Salmo
Segunda Leitura
Evangelho
Homilia
Meditação


A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Deus quer salvar a humanidade, mas a partir de seu Povo, contando com a parceria humana. Fará nascer um rebento do tronco de Jessé, sobre ele repousará seu espírito. “No temor do Senhor encontrará ele seu prazer”. Não julgará pelas aparências, mas “trará justiça para os humildes”, “destruirá o mau com o sopro dos lábios”. Surgirá uma sociedade sem malfeitores: “o lobo e o cordeiro viverão juntos”, “não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte; a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar”.

Davi era filho de Jessé. Era possível que fosse o “rebento” anunciado, enquanto rei do Povo. Assim, nele-Davi e em seus reis descendentes, o Povo sempre sonhou aquela sociedade do bem: “com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres... nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho... libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar”.

Mas, Jesus é que será o perfeito “rebento”, que anunciará e inaugurará aquele Povo ideal. Mas, era tão grande a proposta de Jesus que Deus, antes dele, suscita João Batista, para lhe preparar os caminhos. Deus não queria impor seu Messias. Que o Batista o anunciasse, e abrisse os corações para ele.

E assim, pregava a mudança radical de vida: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. “Produzi frutos que provem a vossa conversão. Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’, porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão”.

Jesus é aquela salvação prometida, mas já encarnada nele e visível na terra. A quem a acolhe, ele dará força de a viver. Se o Batista batiza com água para a conversão, ele “batizará com o Espírito Santo e com fogo”. O Espírito foi, já para ele mesmo, a força divina com que cumpriu, com toda perfeição, a missão que o Pai lhe confiara.

E Paulo mostra a renovação que o Messias acolhido realiza: que Deus “vos dê a graça da harmonia e concórdia, uns com os outros, como ensina Cristo Jesus. Assim, tendo como que um só coração e a uma só voz, glorificareis o Deus e Pai do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos acolheu, para a glória de Deus”.

Que esse renovador Advento aconteça no coração e vida de todos nós!

Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R.




Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Fazer a assinatura de qualquer produto Deus Conosco é muito simples


Clique no link abaixo e veja todas as informações para assinar os produtos:
 FOLHETOS DEUS CONOSCO;
• DEUS CONOSCO TRADICIONAL;
• DEUS CONOSCO LETRAS GRANDES E
• CELEBRAÇÃO DA PALAVRA.


Fazer a assinatura de qualquer produto Deus Conosco é muito simples


Clique no link abaixo e veja todas as informações para assinar os produtos:
 FOLHETOS DEUS CONOSCO;
• DEUS CONOSCO TRADICIONAL;
• DEUS CONOSCO LETRAS GRANDES E
• CELEBRAÇÃO DA PALAVRA.


Assine