ANO LITÚRGICO B

Hoje, 05 de Maio de 2024   Abrir calendário

Cor Branco

6º Domingo da Páscoa

Primeira Leitura
Salmo
Segunda Leitura
Evangelho
Homilia
Meditação


ESPIRITUALIDADE BÍBLICO-MISSIONÁRIA

A beleza da Liturgia deste domingo da Páscoa está no convite que nos faz para contemplarmos o amor de Deus, tão vivo e plenamente revelado em Cristo Jesus. Esse amor é real, vivo, presente, atuante na vida dos seres humanos. Por isso, os Apóstolos, tocados pela verdade de Cristo, são enviados para anunciá-lo bem ao coração dos humanos.

Cristo continua “insistindo” sobre o mandamento do amor, a ponto de nos dizer: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes...”. Por causa desse amor, Pedro (1ª leitura) está na casa de Cornélio, e ele reconhece a ação do Espírito Santo que conduz a todos nós ao Cristo Salvador. Ali há uma abertura sensacional de compreensão para com a ação do Senhor no meio deles. Os de longe são acolhidos, são batizados, tomam parte na Comunidade.

Belas são as palavras de Cristo que jamais podemos esquecê-las: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”. Quando Jesus chama os discípulos de amigos e não de servos, significa que estão vinculados à sua pessoa, como um amigo está muito presente na vida do outro amigo. O amor não é teoria, o amor é a própria pessoa de Cristo, e por isso os Apóstolos são verdadeiramente os amigos do Amigo, vinculados nele como um ramo ao tronco da árvore.

Nossas Comunidades precisam ter as portas abertas para acolher, sem reservas os que não estão muito convictos da fé, os indiferentes, e quem está procurando a nosso Senhor com sinceridade... Não faltarão oportunidades para a Comunidade exercitar-se na comunhão com o Cristo ressuscitado.

O batismo nos dá a visibilidade necessária de quem aderiu à fé em Cristo Jesus. Dá a pertença a um Corpo, que é a Igreja, que é o Reino. Na Comunidade cristã autêntica se vive a fé no Cristo ressuscitado. Quando há fechamento, falta de diálogo, busca de poder, gosto de competição, é preciso vencer essas desarmonias para ser uma Comunidade nos moldes do Reino, do Evangelho. Em Cristo não há acepção de pessoas, mas em nós... Não sei! Se vivemos no Espírito do Ressuscitado, então, só é possível a unidade, um só corpo, um só espírito em Cristo.

Se temos fé, só é possível vivermos no amor, não de modo platônico, mas sim real, de pessoa a pessoa, dentro da Comunidade, sendo verdadeiramente a Igreja de Jesus. Que as últimas palavras de Cristo ressoem em nossa existência: “Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Redação “Deus Conosco”




Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Fazer a assinatura de qualquer produto Deus Conosco é muito simples


Clique no link abaixo e veja todas as informações para assinar os produtos:
 FOLHETOS DEUS CONOSCO;
• DEUS CONOSCO TRADICIONAL;
• DEUS CONOSCO LETRAS GRANDES E
• CELEBRAÇÃO DA PALAVRA.


Fazer a assinatura de qualquer produto Deus Conosco é muito simples


Clique no link abaixo e veja todas as informações para assinar os produtos:
 FOLHETOS DEUS CONOSCO;
• DEUS CONOSCO TRADICIONAL;
• DEUS CONOSCO LETRAS GRANDES E
• CELEBRAÇÃO DA PALAVRA.


Assine