ANO LITÚRGICO A

Hoje, 31 de Maio de 2026   Abrir calendário

Cor Branco

Domingo Santíssima Trindade

Primeira Leitura
Salmo
Segunda Leitura
Evangelho
Meditação


A PALAVRA: DOS OUVIDOS AO CORAÇÃO!A PALAVRA: DOS OUVIDOS AO CORAÇÃO!

Moisés experimenta Deus como “misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel”. Prostra-se por terra e o adora. Sente o coração divino tão inclinado a nós que se vê livre a lhe suplicar. E que liberdade ele vive! “Se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”.

Confessa nossa absoluta indignidade ante Ele, como “povo de cabeça dura”. Mas a riqueza daquele coração era infinitamente maior que nossa indignidade, era invencível diante de nossa fraqueza pecadora. Não pede só perdão, mas que caminhe conosco, não se canse de nossa cotidiana fragilidade. E bem mais, que nos assuma como propriedade sua!

E não é muito mais que isso, o que Jesus nos revela e encarna entre nós? Ele é o Filho Unigênito, então a única e exclusiva riqueza de Deus enquanto Pai. E é esse Filho que o Pai nos envia, nos dá tudo, mostra-nos quão grande amor nos devota. E o que esse Filho, na força do Espírito, fez, chegando a morrer por nós, revela-nos quão pleno de amor é o coração de cada uma das Três Pessoas, o coração da Trindade!

Mas o Pai nos enviou o Filho Unigênito, “para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”. Envia-nos o Filho para que creiamos nele, para que o assimilemos, nos façamos semelhantes a Ele e nos façamos seus filhos e filhas como o Filho único.

É nessa assimilação que está nossa salvação, a certeza de que não morreremos. Ao contrário, provaremos já aqui a vida eterna, a vida da Trindade. Então nos enchamos de amor, e unicamente de amor! E arranquemos do coração toda maldade! Busquemos um coração o mais semelhante possível ao coração das Três Pessoas divinas, mais uma vez revelado no Filho, que “Deus não enviou ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

Como é difícil, mas que maravilha! Como o coração do Filho – e também do Pai e do Espírito, revelado no coração do Filho – podemos ter um coração que só queira, que unicamente busque a salvação, vida para o outro, sem nem sequer ter sombra de condenação, de exclusão. De que Ele não é capaz?

Então, sempre avante! Façamo-nos à imagem da Trindade-amor. “Trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco”, amém.

Pe. Domingos Sávio, C.Ss.R.







Código Personalizado

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Fazer a assinatura de qualquer produto Deus Conosco é muito simples


Clique no link abaixo e veja todas as informações para assinar os produtos:
 FOLHETOS DEUS CONOSCO;
• DEUS CONOSCO TRADICIONAL;
• DEUS CONOSCO LETRAS GRANDES E
• CELEBRAÇÃO DA PALAVRA.


Assine

Enviar por e-mail