Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Dom Laurindo Guizzardi lança livro sobre a história da Igreja no Oeste do Paraná

Foto de: reprodução

Livro: História da Diocese de Foz do Iguaçú

Em 241 páginas, o bispo relata fatos que
marcaram a caminhada da Igreja na região.

Para resgatar a história da Igreja no Oeste Paranaense, o bispo emérito de Foz do Iguaçú, dom Laurindo Guizzardi lançou recentemente pelas Edições CNBB o livro “História da Diocese de Foz do Iguaçú”. A publicação conta em detalhes a evangelização nessas terras que teve início no alvorecer do século 20.

Em 241 páginas, o bispo relata fatos que marcaram a caminhada da Igreja na região, apresentando dados e acontecimentos referentes ao surgimento da Prelazia de Foz do Iguaçú e posteriormente a criação da diocese, ao histórico das paróquias, realidade da diocese na atualidade e biografia dos bispos.

Ao falar com o A12.com, por telefone, dom Laurindo Guizzardi mencionou o que o motivou a escrever sobre essa realidade. “Quando fiquei emérito resolvi prestar um contributo à diocese refazendo a sua história”, declarou.

De acordo com o bispo, o livro propõe uma viagem através do tempo para ajudar as pessoas interessadas em conhecer a realidade da diocese e de suas paróquias, na convicção de que a história é parte constitutiva e inspiradora da caminhada das pessoas e das instituições.

“O objetivo do livro foi enquadrar a história da Diocese de Foz do Iguaçú, dentro da difusão da Igreja e sua atuação no Oeste do Paraná”, assinalou.

Foto de: reprodução.

Dom Laurindo Guizzardi

Dom Laurindo Guizzardi, CS.

Dom Laurindo lembrou ainda a audácia dos migrantes que decidiram ocupar essa região, ao avançar florestas e viajar por estradas precárias numa viagem que durava de 5 a 6 dias. Ao longo da publicação o leitor poderá conferir um percurso histórico que começa com a evangelização jesuítica e a história do rio Paraná, passando pela colonização na região oeste do estado, esclareceu o bispo.

A publicação do bispo emérito ganha destaque ao ser lançada na comemoração do primeiro centenário de emancipação da cidade de Foz do Iguaçú, celebrado no mês de junho.

Nessa ocasião festiva, o bispo da diocese, dom Dirceu Vegini falou sobre a importância da fé dos iguaçuenses.

“Aqui vive um povo que tem fé em Deus e na sua ação. Não pode haver cidade alheia à presença de Deus. É necessário o diálogo inter-religioso, o respeito às diferenças de crença, mas também urge a transmissão dos valores que advém com fé: a tolerância, o respeito, a defesa da vida da concepção à velhice, o amor, a fraternidade, a caridade, a solidariedade. Este Deus que aqui faz morada, que é Pai, torna-nos irmãos. E irmãos de verdade amam, zelam e preocupam-se um com outro. Sim! Nós somos morada de Deus, somos seu rosto e sua voz”, celebrou o bispo.

Dom Laurindo chegou a Foz do Iguaçú no dia 1º de março de 2002 para dirigir a diocese, cargo que ocupou até o dia 20 de outubro de 2010. Aprendeu a amar a cidade e o povo dessa região e depois da renúncia ao episcopado disse não querer deixar a diocese porque sempre se sentiu bem acolhido e "encontrava-se em casa" entre os iguaçuenses. 

A publicação pode ser adquirida pelo site da Edições CNBB.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...