Celebramos nesta semana o Dia Mundial do Livro, mecanismo do dinamismo cultural e estímulo do saber. Estrasburgo, na França, foi escolhida como “capital do livro” neste ano, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A escolha desta data aconteceu durante a 28ª Conferência Geral da Unesco, em 1995, sendo fundamentada na percepção do livro como a mais influente ferramenta para disseminação do conhecimento e o meio mais duradouro para sua preservação.
Nessa Conferência Geral, foi acordado que qualquer esforço para promover o livro resultará, eventualmente, não apenas na ampliação do horizonte cultural daqueles que o utilizam, mas também na plena expansão das sensibilidades coletivas em relação ao vasto patrimônio cultural global, fomentando atitudes de compreensão, tolerância e diálogo.
“Ao celebrarmos o livro, celebramos atividades — escrita, leitura, tradução, edição — através das quais o ser humano se eleva e se realiza; e celebramos, fundamentalmente, as liberdades que as tornam possíveis. O livro é o ponto de encontro das mais essenciais liberdades humanas, nomeadamente a liberdade de expressão e de edição”, disse a diretora-geral atual da UNESCO, Audrey Azoulay.

O dia 23 de abril se deve a um conjunto de fatos para homenagear não apenas os leitores, tradutores e editores, mas todos os indivíduos que contribuem para o ciclo do livro, desde sua criação até sua leitura. Deste modo, é uma oportunidade para celebrar os autores, não apenas como criadores de arte, mas como titulares de direitos legais sobre suas obras.
A UNESCO convoca todos os países e seus cidadãos a prestarem homenagem à literatura mundial, destacando a importância da leitura e instigando a formulação de políticas públicas para promover o acesso a ela. O incentivo à discussão das obras dos grandes nomes da literatura e à apresentação de novos autores também é enfatizado, juntamente com a conscientização dos leitores sobre os direitos autorais.
Ao festejarmos o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, é hora de unir esforços para impulsionar a alfabetização e facilitar o acesso aos livros, especialmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. — conforme a UNESCO — “um livro representa uma das mais belas invenções para a partilha de ideias e constitui uma ferramenta eficaz para combater a pobreza e construir uma paz duradoura.”
Ressaltamos que celebramos não apenas as palavras impressas nas páginas, mas também a essência da cultura, do conhecimento e da liberdade que elas representam. Desde a sua escolha como capital do livro até a defesa dos direitos autorais, cada aspecto dessa celebração destaca a importância vital dos livros em nossas vidas e em nossa sociedade.
À medida que homenageamos figuras inspiradoras da Literatura e refletimos sobre seu legado, lembramos que os livros não são apenas objetos físicos, mas sim portadores de ideias, sonhos e esperanças. Eles são uma ferramenta poderosa na luta contra a pobreza e na construção de um mundo mais justo e pacífico. Portanto, neste Dia Mundial do Livro, vamos nos unir para promover a alfabetização, para defender a liberdade de expressão e para celebrar a riqueza da diversidade literária que enriquece nossas vidas.
Bênção da Manhã abordou a importância da leitura para todos
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.