Por Redação A12 Em Igreja

Escola da Fé Mater Ecclesiae celebra meio século de dedicação aos estudos teológicos

A Escola Superior Mater Ecclesiae da Arquidiocese do Rio de Janeiro celebra em dezembro de 2014 o seu jubileu de ouro de fundação. A escola de formação teológica foi criada em 1964 e durante três décadas foi seu diretor Dom Estevão Tavares Bettencourt, um dos maiores conhecedores de assuntos bíblicos do país. Dom Estevão faleceu em abril de 2008.

logoA Escola nasceu após o Concílio Vaticano II, diante da necessidade de oferecer uma formação teológica para leigos e professores de ensino religioso, e oferece atualmente três segmentos de formação: um curso por correspondência, um curso presencial e o Luz e Vida, que atende a catequistas e apresenta um conteúdo mais simplificado, visando uma formação básica pedagógica. Seus cursos por correspondência podem ser divididos em Sagrada Escritura (ou Bíblico), Teologia Dogmática e Moral, Liturgia e Sacramentos, História da Igreja, Patrologia, Doutrina Social da Igreja, Filosofia, Direito Canônico, Espiritualidade, etc. Quatro livros já foram lançados pela instituição. Até o final do ano, mais dois serão publicados.

Ao longo dos 50 anos, milhares de alunos foram formados pelas escolas da fé. As aulas presenciais do Mater Ecclesiae e Luz e Vida contam com cerca de 50 núcleos espalhados pela região metropolitana do Rio de Janeiro, o número de participantes nos núcleos varia de 20 a mais de 100 alunos. O curso por correspondência teve esse ano cerca de 300 inscritos.

 

A Escola Mater Ecclesiae está habilitada para a formação dos professores de ensino religioso nas escolas municipais e estaduais desde 2011, quando foi sancionada a Lei do Ensino Religioso no Estado.

A Escola Mater Ecclesiae está habilitada para a formação dos professores de ensino religioso nas escolas municipais e estaduais desde 2011, quando foi sancionada a Lei do Ensino Religioso no Estado.

Atualmente, as escolas de fé e catequese Mater Ecclesiae e Luz e Vida da Arquidiocese do Rio, estão sob a direção do bispo auxiliar, Dom Luiz Henrique da Silva Brito.

O escritório central fica localizado no Edifício João Paulo II da Cúria Metropolitana, onde funciona também a difusão dos Cursos por Correspondência.

Nos dias 2, 3 e 4 de maio haverá um retiro dentro da programação do jubileu de ouro. Mais informações na página www.materecclesiae.com.br, ou ainda por telefone (21) 2242-4552, e e-mail: materecclesiae@materecclesiae.com.br.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...